Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Concurso destinado a selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados é divulgado pela Polícia Militar

ter, 14 de maio de 2024 10:05

Da Redação

O concurso conta com Avaliação Física Militar (AFM).
Divulgação

Recentemente, a Polícia Militar de Minas Gerais tornou pública a abertura das inscrições e estabeleceu critérios para a realização do concurso público destinado a selecionar candidatos para o Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar (CFSd QP-PM) de Minas Gerais, para começar no ano de 2025.

Segundo o edital, o concurso será gerenciado pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da PMMG e tem como objeto o provimento de cargo público de Soldado 2ª Classe, referente ao Quadro de Praças da Polícia Militar (QP-PM) visando o atendimento ao interesse

público. Somente serão matriculados os candidatos aprovados e classificados dentro do limite de vagas previstas para a localidade a que concorreram e desde que atendidas as condições exigidas para matrícula no curso.

O curso tem previsão de duração de nove meses, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, podendo sofrer alterações a qualquer tempo, conforme o interesse público e a conveniência administrativa.

Ressalta-se que, esse curso, por sua natureza, exige análise de mudança comportamental do discente em circunstâncias de elevado estresse psicológico e físico, razão pela qual os alunos serão submetidos à realização de atividades que exigem resistência física e controle emocional, como forma de desenvolver no discente a resistência à fadiga, tenacidade, perseverança e preparação psicológica para superar eventuais adversidades da profissão. O Soldado 2ª Classe fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

São requisitos legais para ingresso no CFSd da PMMG, previstos no art. 5º da Lei nº 5.301/1969: ser brasileiro (a); ter nível superior de escolaridade; estar quite com as obrigações eleitorais e militares; ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade; ter Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria “B”; possuir idoneidade moral; ter altura mínima de 1,60m (um metro

e sessenta centímetros); ter sanidade física e mental; ter aptidão física; ser aprovado em avaliação psicológica; não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

A remuneração básica inicial para o Soldado de 2ª Classe é atualmente de R$ 4.360,83 (quatro mil, trezentos e sessenta reais e oitenta e três centavos). Serão oferecidas 3.102 (três mil, cento e duas) vagas para ampla concorrência, não havendo divisão por sexo, sendo 200 vagas para a região da 9ª RPM, que abrange os municípios de Uberlândia, Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara.

As inscrições serão feitas somente via internet, por meio do site da Polícia Militar de Minas Gerais, de 01/08/2024 a 01/09/2024.

O concurso consiste em três fases: 1ª FASE – prova de conhecimentos (prova objetiva); 2ª FASE – Avaliações Psicológicas e Exames de Saúde; 3ª FASE – Avaliação Física Militar (AFM).

Para mais informações, basta acessar o site da Polícia Militar de Minas Gerais, clicar a aba “Concursos Públicos” e selecionar a opção “Concurso Público para Admissão ao Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças da Polícia Militar de Minas Gerais Cfsd/2025”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: