Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 Fazer o Login

Comunidades terapêuticas pleiteiam convênio junto ao município

qua, 21 de maio de 2014 00:10
A iniciativa visa preparar as clínicas de recuperação
para credenciamento dos governos federal e estadual

DA REDAÇÃO – Durante a tarde desta terça-feira, 20, vereadores estiveram reunidos com a Promotora da Curadoria da Saúde, Cristina Fagundes, a fim de ajustar questões de utilização da subvenção única de R$ 30 mil para cada unidade, conforme prevê o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado com o Ministério Público em 2013.

Durante o encontro, ficou decidido que o valor deverá ser utilizado para a formação de equipe técnica e regularização dos documentos para inscrição no Ministério da Saúde. Representantes das comunidades terapêuticas Pró-Vida, El Shadday e Ser Livre, discutiram também as reais necessidades das clínicas de internação voluntária. Segundo eles, a intenção é lutar para que o recurso seja mantido, com parcelas que devem ser divididas em três mil mensais.

Para a promotora, o principal objetivo da verba é sanar os problemas de infraestrutura, para que as comunidades sejam beneficiadas pelo programa do Governo Estadual denominado Aliança pela Vida, que garante o total apoio para realizar ações e atividades de recuperação de dependentes químicos no Estado.

“Este encontro foi mais um passo depois das reuniões que fizemos na Câmara. Lutamos para conseguir aprovar o projeto e posteriormente verificar a situação das clínicas junto ao cadastramento do programa disponibilizado pelo Governo do Estado. Vamos dar continuidade nestas ações buscando parcerias, sobretudo para conseguir profissionais da saúde qualificados para atender as necessidades destes dependentes químicos,” explicou o vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS).

O número de vagas que serão disponibilizadas por clínica para tratamento em Araguari, ainda está sendo discutido pelos representantes das comunidades. Vale ressaltar que o convênio tem validade de cinco anos. O credenciamento dessas entidades é resultado de uma portaria conjunta entre as secretarias da Defesa Social, Saúde e Trabalho e Assistência Social.

O credenciamento das entidades regulamenta a atuação nos quesitos prevenção, tratamento, reinserção social e ocupacional no campo do uso e abuso de álcool e outras drogas no estado. Para os diretores das clínicas, a certificação é um apoio extra ao trabalho das instituições. “Esse credenciamento vai possibilitar às famílias que não tem condições de custear um tratamento essa oportunidade”, acrescentaram.

Também participaram da reunião os vereadores Levi Siqueira (PMDB), Paulo do Vale (PV), José Ricardo Resende (PPS) e José Donizete Luciano (PP).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: