Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Comerciantes devem cumprir decreto municipal até segunda ordem, afirma secretário

ter, 14 de abril de 2020 05:02

Da Redação

A recomendação do Comitê de Enfrentamento ao covid-19 no âmbito municipal é evitar ao máximo a exposição em locais aglomerados e dar preferência a permanecer em casa com os familiares. Entre as medidas de prevenção estabelecidas por meio de decreto municipal, está a suspensão de vários serviços considerados não essenciais, como bares, restaurantes, lojas, centros estéticos, entre outros. Entretanto, a situação tem dividido opiniões em Araguari, uma vez que afeta não apenas o funcionamento de serviços, mas a situação financeira de comerciantes e lojistas.

Permanecem suspensas as atividades no comércio local, sendo permitido o delivery e e-commerce

Permanecem suspensas as atividades no comércio local, sendo permitido o delivery e e-commerce

 

Na cidade, alguns cidadãos se mostram contrários às recomendações de modo que neste final de semana, por exemplo, foi possível ver alguns comércios com as portas abertas no centro, principalmente devido às comemorações alusivas à Páscoa. Diante disso, a população questiona o fato de que estava previsto que os comerciantes locais poderiam voltar a oferecer seus produtos seguindo as normas estabelecidas a partir desta segunda-feira, 13, mas apesar disso, o dia foi marcado por reuniões entre representantes do Executivo, do Comitê e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Segundo ressaltou o presidente da CDL, Pedro Luiz Souza, alguns empresários da cidade encaminharam o plano de contingência para análise da secretaria de Saúde. “Estamos trabalhando junto ao Comitê para definir uma resposta à população de forma segura, voltada à abertura do comércio. Sabemos que, a cada dia, tem sido difícil para as pessoas verem seus estabelecimentos fechados e não conseguindo cumprir com suas obrigações. Mas é uma situação que tem sido enfrentada em todo o país. Por isso pedi que o secretário de Saúde Guilherme Afonso e o Comitê tenham um olhar mais atencioso para com a classe.”

Em entrevista, o secretário Guilherme Afonso informou que continua valendo o decreto municipal publicado pela prefeitura referente às atividades comerciais. Ele reforçou ainda que, por enquanto, o delivery e e-commerce devem ser mantidos. Ainda afirmou que, o plano de contingência tem o objetivo de preparar o empresário para quando o comércio local puder ser reaberto efetivamente. Sobre a expectativa da volta das atividades comerciais na cidade, Guilherme Afonso ressaltou que uma nova reunião aconteceria na noite desta segunda-feira, 13.

Diante disso, as informações relacionadas à abertura do comércio e a decisão da prefeitura quanto ao retorno das atividades comerciais em Araguari serão divulgadas na próxima edição da Gazeta do Triângulo. Sobre o não cumprimento das recomendações do Comitê, o secretário ressaltou que a fiscalização tem acontecido. Assim, permanecem suspensas todas as atividades sociais nos locais públicos ou de acesso ao público e se estende ao comércio ambulante que possa gerar aglomeração em vias e logradouros. No caso dos restaurantes, lanchonetes e similares, somente será permitida a modalidade de entrega do alimento em domicílio e também a retirada no próprio local, desde que a movimentação de clientes não gere aglomeração na porta do estabelecimento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: