Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Comenda Mestre Moreno é entregue ao secretário Estadual e Cultura

qua, 21 de junho de 2023 08:03

Da Redação

A visita aconteceu no Palácio dos Ferroviários

Ontem, 20, a Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), realizou a entrega da Comenda Mestre Moreno e o promoveu o café da manhã com o secretário Estadual de Cultura, Leônidas Oliveira.

De acordo com a FAEC, a programação do evento contou com várias atrações, como: recepção com Sementear; entrega da Comenda Mestre Moreno com apresentação da Folia de Reis; apresentação do Parque dos Ferroviários; capoeira e oficinas de cultura.

“O secretário de Estado veio receber a Comenda Mestre Moreno, que foi dada pela Central Única das Favelas (CUFA). Durante a visita falamos sobre o desenvolvimento cultural, os editais, os recursos e também sobre as leis de fomento. Na oportunidade, foi apresentado a Leônidas Oliveira, o projeto do Parque dos Ferroviários, que engloba todos os bens do Palácio dos Ferroviários”, disse o vice-presidente da FAEC, Wederson Prado.

Ainda conforme o vice-presidente da FAEC, posteriormente, o secretário visitou o terno de congado. “Enfim, apresentamos um pouco da nossa história, os nossos projetos, que estão em andamento. Além disso, o encontro contou com apresentações culturais; visitas à antiga Estrada de Ferro Goiás, ao Batista, que é do terno de congado Moçambique Branco e ao bairro São Sebastião, onde estão localizadas oficinas, que acontecem através da FAEC em parceria com organizações da sociedade civil”, explicou Wederson.

“São nas favelas onde nasceram as maiores expressões culturais que nós temos no Brasil. Se pensarmos, que no Rio de Janeiro, por exemplo, eu costumo dizer que, a praia de Ipanema é muito mais que uma praia, por isso que as pessoas gostam de ir ao evento cultural. Foi lá onde nasceu a batida da bossa nova, que é extremamente negra; o samba. É no batuque dos tambores que nasce efervescentemente a nossa cultura, que nos diferencia do resto do mundo”, destacou secretário Estadual de Cultura, Leônidas Oliveira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: