Sábado, 14 de Março de 2026 Fazer o Login

Começa a Copa Libertadores 2015

ter, 17 de fevereiro de 2015 02:21

LIBERTADORESBrasileiros entram no torneio com chances de
levantar o caneco mais importante da América

DA REDAÇÃO – Agora sim! A fase de grupos da Copa Libertadores da América se inicia nesta terça-feira de Carnaval, e o primeiro clube brasileiro em campo é o bicampeão Internacional, contra o The Strongest, na Bolívia (22h30).

Nesta quarta-feira, mais três representantes do Brasil entram em campo: o Atlético, desfalcado, pega o Colo Colo no Chile, enquanto Corinthians e São Paulo medem forças no Itaquerão. O Cruzeiro joga apenas no dia 25, contra o Universitário Sucre, na Bolívia.

Especialistas em Libertadores afirmam que todos os times brasileiros possuem chances reais de título, até mesmo cronistas de outros países, apesar do retorno do temível Boca Juniors e sua La Bobonera.  Resta confirmar isso nas quatro linhas.

Confira um pouco sobre os clubes do Brasil:

ATLÉTICO
Apontado como um dos mais equilibrados da Copa Libertadores, o Grupo 1, que reúne Atlético Mineiro, Atlas (México), Colo Colo (Chile) e Santa Fé (Colômbia), promete muitas emoções. Os confrontos tendem a ser disputados e nervosos, tamanha a técnica dos adversários.

Apesar de a chave misturar oponentes tradicionais, como o Galo e o Colo Colo, e rivais emergentes das Américas, os mineiros são os  favoritos.  Campeão da edição de 2013, quando contava com Ronaldinho, Bernard e Diego Tardelli, entre outros, o alvinegro confia agora num trio de “gringos”:  os argentinos Dátolo e Lucas Pratto, além do colombiano Cárdenas. O objetivo é não depender dos famosos “milagres” atleticanos e unir a força da Massa, no Independência, com a raça sul-americana dos novos atletas.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Atlético será um dos representantes brasileiros na Copa Libertadores. O time, que levantou a taça em 2013, chega com status de favorito, após a conquista da Copa do Brasil da temporada anterior. Na decisão do torneio nacional, o Galo despachou, simplesmente, o grande rival Cruzeiro, atual bicampeão brasileiro.
Se a torcida atleticana não vai poder reverenciar Diego Tardelli, há um novo candidato a ídolo alvinegro. Com experiência em disputa de Libertadores, Lucas Pratto assumiu o posto de centroavante da formação do técnico Levir Culpi. E chegou empolgando a torcida. Logo na estreia, em amistoso contra os ucranianos do Shakhtar Donetsk, foi o autor de um dos gols da vitória, por 4 a 2, em Belo Horizonte. Ele não joga na estreia.

CRUZEIRO
De todos os clubes brasileiros na Copa Libertadores 2015, provavelmente o Cruzeiro é quem pegou o desafio menos difícil na primeira fase. O atual bicampeão brasileiro vai enfrentar equipes sem tradição em competições internacionais e que não são potências nem em seus próprios países.

Talvez essa “moleza” chegue em um momento ideal pra Raposa, que perdeu boa parte dos seus principais jogadores e terá que trabalhar duro para recuperar o grande futebol que encantou o Brasil nos últimos dois anos. Além do time mineiro, o Mineros de Guayana (Venezuela), o Universitário de Sucre (Bolívia) e o Huracán (Argentina) integram a chave 3 e devem lutar pela segunda colocação para chegar à fase de mata-mata da Libertadores.

Pelo segundo ano seguido, o Cruzeiro chega a Libertadores como o campeão do Campeonato Brasileiro, o mais valorizado entre as ligas nacionais da América do Sul. Um dos favoritos ao título, a Raposa também soma força com sua tradição no torneio e conquistou o título duas vezes, em 1976 e 1997.

Vale lembrar que na última edição do principal torneio da América do Sul, o Cruzeiro também começou como favorito, justamente por manter a base do forte time campeão brasileiro. O final da história é conhecido: o Cruzeiro não correspondeu às expectativas e foi eliminado nas quartas de final para o San Lorenzo, que viria a ser o grande campeão. Talvez os novos rostos e um pouquinho de desconfiança da torcida deem uma injeção de força e qualidade para que a história não se repita.

CORINTHIANS
O Corinthians entra no Grupo 2 com a moral elevada após ter eliminado o Once Caldas, da Colômbia, na primeira fase da Copa Libertadores da América, com um placar agregado de 5 a 1 (vitória por 4 a 0 na Arena de Itaquera e empate em 1 a 1 em Manizales). Para conseguir o seu segundo título da competição sul-americana, o Corinthians aposta no entrosamento da equipe, que joga junto há bastante tempo, e no retorno de Tite, que comandou o Timão no título invicto da Libertadores de 2012.

Essa é a 12º participação do clube alvinegro na competição continental, mas pela primeira vez o Timão atua em sua nova casa. Inaugurada no ano passado, a Arena Corinthians tem tudo para ser uma grande aliada da equipe na briga pela segunda taça do torneio.

Com relação ao elenco do ano passado, o Corinthians teve apenas duas perdas substanciais: o zagueiro Anderson Martins para o Al-Jaish e o volante Lodeiro para o Boca Juniors. Por outro lado, Cristian, Edílson, Stiven Mendoza, Edu Dracena e Vágner Love foram contratados e Emerson Sheik voltou ao clube após ter sido emprestado no ano passado.

INTERNACIONAL
Ao que tudo indica, o Internacional não terá grandes dificuldades para avançar para a próxima fase da Copa Libertadores, apesar do equilíbrio da chave. De qualquer forma, os gaúchos precisam se preparar fisicamente, pois sabem que ao encarar o Emelec (Equador), The Strongest (Bolívia) e Universidad de Chile, terão que encarar longas viagens.

A troca do comando técnico, que agora está sob responsabilidade do uruguaio Diego Aguirre, é outra preocupação, pois até o momento o time ainda não passou confiança aos torcedores Colorados. Mesmo assim, o Internacional é apontado como um dos prováveis classificados para a próxima fase do torneio continental.

Após dois anos de ausência, o Inter tenta, em 2015, o tricampeonato da Copa Libertadores. Essa será a 11ª participação dos gaúchos na competição sul-americana. Assim como Cruzeiro e Grêmio, o Colorado é bicampeão, tornando-se um dos times brasileiros de mais tradição no torneio. O trio só perde para São Paulo e Santos, que levantaram três taças cada.

SÃO PAULO
Apesar do jejum de uma década sem vencer a Copa Libertadores, o São Paulo é sempre um adversário a ser temido na competição. No ranking histórico do torneio, o Tricolor Paulista é o melhor brasileiro colocado, em 11º lugar, com 246 pontos. Além disso, entre os times do país, tem o maior número de participações. Em 2015, será sua 17ª vez na disputa.

O clube do Morumbi é ainda o que chegou a mais decisões pelo Brasil. Foram seis brigas pela taça: campeão em 1992, 1993 e 2005 e vice em 1974, 1994 e 2006. No total, os são-paulinos disputaram 159 jogos, com 80 vitórias, 38 empates e 41 derrotas.

A paixão do torcedor tricolor pela Libertadores é confirmada pela alta média de público nos confrontos em casa. São quase 40 mil por duelo. O recorde de pagantes tricolores aconteceu no confronto diante do Newell’s Old Boys, em 1992, ano da primeira conquista, com 105.185 presentes.

Com a saída do astro Kaká, que rumou aos Estados Unidos, os principais nomes do time para a temporada 2015, além do ídolo Rogério Ceni, são: Paulo Henrique Ganso, Luis Fabiano, Alexandre Pato e Alan Kardec. O Tricolor contou com as chegadas de Breno, Jonathan Cafu, Bruno, Daniel, Thiago Mendes e Carlinhos.

JOGOS DO PRIMEIRO TURNO

17/2 – The Strongest x INTERNACIONAL (23h)
18/2 – Colo Colo x ATLÉTICO (21h)
18/2 – CORINTHIANS x SÃO PAULO (22h)
25/2 – ATLÉTICO x Atlas (19h45)
25/2 – Universitário de Sucre x CRUZEIRO (22h)
25/2 – SÃO PAULO x Danubio (22h)
26/2 – INTERNACIONAL  x Universidad de Chile (20h15)
03/3 – CRUZEIRO x Huracán (22h)
04/3 – San Lorenzo x CORINTHIANS (22h)
04/3 – INTERNACIONAL  x Emelec (22h)
10/3 – Mineros x CRUZEIRO (21h45)
17/3 – Danubio x CORINTHIANS (19h30)
18/3 – Santa Fé x ATLÉTICO (22h)
18/3 – SÃO PAULO  x San Lorenzo (22h)

1 Comentário

  1. Quem vocès falaram que é o favorito mesmo? disse:

    A mídia antes dos jogos, falaram dos favoritos da libertadores quem são:
    1º- Atlético
    2º-Corinthias ou Inter
    3ª Inter
    4ºSão Paulo
    5º-Cruzeiro
    Pergunte a quem tem margem de acerto, elevado.
    Façam sua pergunta, os comentaristas esportivos são ruins nesses quesitos.

    Ass: Ivan Ramos.

Deixe seu comentário: