Combate ao mosquito da dengue é dificultado por imóveis fechados e pessoas que não permitem a entrada dos agentes
qui, 27 de março de 2025 08:01Da Redação
O Departamento de Controle de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde de Araguari, presta todos os anos um serviço importante para a população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Os serviços são ainda mais evidenciados nos períodos em que apresentam sol, calor e chuva ao mesmo tempo, como aos finais e início de cada ano. Junto a este trabalho, a Secretaria de Saúde desenvolve ações em parceria com outras secretarias da prefeitura de Araguari, realizando mutirões de limpeza nos bairros com índices de incidência mais alta de dengue.
Nesse ano de 2025, compreendendo o 1º Ciclo, que inclui os meses de janeiro e fevereiro, o Departamento de Zoonoses realizou 47.680 atendimentos nos imóveis dentro do município, em um total de 66.268 imóveis dentro do perímetro urbano da cidade, nos distritos de Amanhece e Piracaíba, e na comunidade de Ararapira
O que chama atenção dos números apresentados no primeiro ciclo é o número de residências fechadas, totalizando mais de 19 mil, não sendo encontrados os moradores no momento das visitas, e, ao mesmo tempo, imóveis que não possuem moradores. Os dados ainda apontam que em 43 imóveis as pessoas não permitiram a entrada do agente, o que dificulta toda a varredura realizada no setor onde ocorrem as visitações.
A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que todos os agentes da Zoonoses são devidamente identificados com
crachá e uniforme. Além disso, ainda é disponibilizado o número 3690 3101 para esclarecimentos de dúvidas dos munícipes e pedidos de confirmação da visita dos agentes.
O trabalho da equipe nos imóveis é de bloqueio e controle de criadouros, além de orientações aos munícipes visando a eliminação de larvas. Já a ação de nebulização consiste na aplicação de inseticida, quando necessário. Isto é, mediante notificação dos casos suspeitos e confirmados. Nesse caso, o objetivo é eliminar os mosquitos que já são adultos.
As duas atividades são realizadas em um raio de 150 metros de casos suspeitos de dengue. Também são fundamentais para a contenção dos casos, pois a partir do aparecimento de um paciente positivo de dengue, a possibilidade de infecção de outras pessoas é alta devido à incidência de mosquitos na cidade.
Prevenção
A Zoonoses reforça as dicas de prevenção para o combate ao mosquito transmissor da dengue. O ideal é retirar ou
furar pratos de plantas, manter bem fechada caixa d’água, vedar ralos e vasos sanitários sem uso, limpar diariamente bebedouros de animais, guardar pneus, latas e garrafas em local coberto e retirar materiais inservíveis dos quintais.
O Departamento de Controle de Zoonoses realiza diariamente diversas ações para o combate à dengue. Como, visitas domiciliares, a cada dois meses, eliminação, tratamento e borrifação em pontos estratégicos (borracharias, ferros velhos e pontos de recicláveis Serviço executado a cada 15 dias, monitoramento por ovitrampas que são armadilhas que coletam os ovos do mosquito e bloqueio de transmissão).
“A prevenção da dengue depende principalmente de eliminação de focos em água parada, local que o mosquito reproduz. É essencial que a população colabore mantendo ambientes limpos. A conscientização de todos é fundamental para reduzir a proliferação do mosquito e mantendo a saúde da população”, destaca Maria de Fátima Rodrigues Mateucci, Coordenadora do Setor de Zoonoses.
“Não existe um combate eficaz ao mosquito da dengue e seus vetores sem o auxílio da população. É preciso que todos entrem nessa soma de esforços para reduzir o número de infectados e de locais de reprodução do
mosquito. O agente de endemias é um dos parceiros mais importantes nessa luta e precisa acessar o maior número de imóveis para um combate ativo”, disse a Secretária Thereza Christina Griep.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Presidente da CAAMG prestigia posse da diretoria da OAB Nacional e participa de reunião da Concad dom, 30 de março de 2025
- Mulheres lideram a transformação da infraestrutura e mobilidade nos países do Brics dom, 30 de março de 2025
- Cooxupé tem faturamento recorde sáb, 29 de março de 2025
- Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’ sex, 28 de março de 2025
- Dr. Marcos Vinicius registra candidatura à reeleição para a presidência da AMM sex, 28 de março de 2025
- Mineradoras disputam Serra do Pires em JF sex, 28 de março de 2025
- Vitória/Minas terá 36 novas locomotivas qui, 27 de março de 2025
- Coluna: Da Redação (27/03) qui, 27 de março de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (27/03) qui, 27 de março de 2025
- “Comida di Buteco”: votação da primeira fase começa em abril qui, 27 de março de 2025
> > Veja mais notícias...