Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti
sáb, 13 de fevereiro de 2016 08:24por Talita Gonçalves
As Forças Armadas Brasileiras entram na guerra contra o mosquito causador da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Neste sábado, 13, data em que o governo federal estipulou como Dia D de combate em todo país, 500 militares do 2º Batalhão Ferroviário saem às ruas de Araguari para conscientizar a população sobre os riscos dessas doenças e a importância da prevenção.
Durante as visitas, os militares irão distribuir mais de 40 mil panfletos e conversar com os moradores para enfatizar a importância das práticas de prevenção mantendo a limpeza dos quintais e farão um relatório dos principais criadouros encontrados e dos imóveis, se estavam fechados e também se podem ser classificados como residenciais ou comerciais. Esses dados serão importantes para a próxima etapa de ação.
Segundo o major Marcos Vinícius Costa Machado, chefe da Seção de Operações do Batalhão Mauá, o trabalho será realizado durante a manhã e a tarde com objetivo de garantir a cobertura de domicílios tanto na cidade quanto nos distritos de Amanhece e Piracaíba. “Dividimos Araguari em 15 áreas,” disse.
A participação do Exército no combate à dengue foi fracionada em quatro etapas, apoiadas pela secretaria de Saúde. A primeira consistiu em conscientizar o público interno para garantir a manutenção e limpeza das áreas do Batalhão e pertencentes a ele.
A segunda etapa são as visitas domiciliares que acontecem hoje. A terceira, de 15 a 18 de fevereiro, será de apoio aos agentes da secretaria em ações de combate. O Batalhão irá disponibilizar 23 homens, além de apoio utilizando caminhões e uma pá carregadeira. O efetivo será divido em dois grupos, um deles fará a eliminação dos focos e outro atuará na retirada de entulho de terrenos.
Para isso, a equipe de Educação e Saúde do Controle de Zoonoses ministrou uma capacitação para os militares que irão atuar na terceira etapa, na tarde de quinta-feira, 11, com foco em manejo ambiental e conscientização.
A última etapa será a realização de palestras em escolas, dando prioridade àquelas localizadas em áreas com mais incidência do mosquito, que envolvem a região do bairro Independência e Jóquei Clube.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...