Segunda-feira, 07 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Comarca de Araguari tem mais de 100 mandados de prisão a cumprir

sáb, 20 de dezembro de 2014 00:33

DA REDAÇÃO – Conforme o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo menos 120 infratores da lei são procurados pela Justiça da Comarca de Araguari, mais de 40 deles condenados por roubo, estupro, tráfico de drogas e homicídio.

Nas principais cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba são mais de três mil mandados de prisão expedidos pela Justiça não cumpridos, de acordo com dados atualizados até esta sexta-feira, 19. Somente em Uberlândia são 1.952 foragidos contra 550 de Uberaba e 466 de Patos de Minas. A grande surpresa é a comarca de Monte Carmelo, com 514 mandados em aberto, 200 a mais do que Patrocínio.

Dentre os procurados pelo Juízo Criminal em Araguari estão Flávio Santos (estupro), Fabrício Silva e Lázaro César (roubo), Oséias Silva (tráfico de drogas), Elson Boaventura, Carlos da Silva e Leontino Rosa (homicídio).

Há seis meses, na comarca eram quase 150 mandados de prisão não cumpridos nas duas Varas Criminais, destes, 60 da execução penal, ou seja, condenados e com recursos finalizados.

BANCO

Criado por meio da Resolução CNJ n. 137, o Banco Nacional de Mandados de Prisão foi instituído para dar agilidade à troca de informações sobre pessoas procuradas pela Justiça e pode ser acessado dia e noite. Para acrescentar novo mandado ou retirar do ar aquele que tenha sido revogado, o prazo máximo é de 24 horas. Esse também é o prazo para que um juiz tome conhecimento de que a pessoa citada em seu mandado foi encontrada.

Estão incluídos no BNMP apenas os mandados de prisão de natureza criminal. Mandados de prisão civil, ou seja, aqueles decorrentes do não pagamento de pensão alimentícia, por exemplo, não estão incluídos no banco de dados.

O BNMP também não mantém informações de antecedentes criminais, o que significa dizer que, se a pessoa foi presa e cumpriu pena, o nome não aparecerá no banco de dados e, consequentemente, na consulta feita pelo aplicativo. Além do acesso feito por meio do aplicativo, é possível consultar o banco de dados através do endereço http://www.cnj.jus.br/bnmp/. O acesso é público.

LISTA

Uberlândia: 1952
Uberaba: 552
Monte Carmelo:  514
Patos: 466
Patrocínio: 327
Ituiutaba: 342
Araguari: 120
Nova Ponte: 65
Tupaciguara: 60
Vazante: 50
Coromandel: 40
Santa Vitória: 40
Canápolis: 29
Estrela do Sul: 25
Capinópolis: 18
Araxá: 06

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: