Quarta-feira, 19 de Junho de 2024 Fazer o Login

Coluna: Radar (04/10)

ter, 4 de outubro de 2022 08:08

“QUEBROU A BANCA”

Não tem como não comentar as votações expressivas, fora de Araguari, de Raul Belém (Cidadania) e Zé Vitor (PL). Devemos destacar que ambos estavam em legendas pesadíssimas e recheadas de medalhões favoritos da política. Raul praticamente dobrou os votos que teve em Araguari, enquanto Zé Vitor teve 152 mil votos no geral, oitavo deputado federal mais votado de Minas, uma vez que estaria reeleito apenas com os 40 mil votos que obteve em Araguari.

 

BEM DISTRIBUÍDOS

Os araguarinos estão de parabéns, pois deram uma aula de como votar. Além de dar 40 mil votos para cada, Raul Belém e Zé Vitor, eles dobraram a votação do último pleito dos deputados Doorgal Andrada (de 6 mil para mais de 10 mil) e Lafayette Andrada (de 3 para 6 mil votos), certamente em reconhecimento à importância do IMEPAC para a cidade.

 

NA MEDIDA

Dentro do grupo político dos deputados Doorgal e Lafayette, havia uma preocupação em não atrapalhar, dentro de Araguari, as votações de Raul e Zé Vitor que, caso não fossem reeleitos pelos votos dados aos Andradas, haveria um grande desgaste por aqui. A ponto que Zé Vitor e Doorgal fizeram campanhas juntos em outras cidades.

 

COISA DA POLÍTICA

A reeleição dos quatro deputados tem grande importância para Araguari. Doorgal e Lafayette não nasceram em Araguari, mas, nas últimas eleições, tiveram eleições expressivas, superando, inclusive, Barbacena. Em contextos parecidos, Arnaldo Silva (União Brasil), que foi reeleito deputado estadual, é natural de Frutal, mas Uberlândia anunciou ele entre seus eleitos.

 

BEM NA FITA

Araguari ficou bem mesmo foi com Cleitinho Azevedo (PSC), eleito senador, com o dobro de votos de Marcelo Aro (PP) aqui no município. Foram 30 mil contra 15 mil para candidato de Bolsonaro. Em sua passagem em Araguari, o agora senador eleito disse que apenas dois prefeitos do estado estavam apoiando sua candidatura: seu irmão de Divinópolis e Renato Carvalho (Republicanos), de Araguari.

 

CONSCIÊNCIA

Diferente de 2018, que Araguari registrou mais de 800 diferentes candidatos, os votos deste domingo apontaram aproximadamente 600 candidatos, entre estaduais e federais. Além da redução do número de candidatos que não atuam pela cidade, a quantidade de votos, para eles, caiu de forma considerável.

 

FICA A DICA

Para os próximos anos, quem sabe Araguari, através dos deputados reeleitos, pode unir forças para conseguir recursos para pavimentação do trecho até a ponte do Pau Furado e, principalmente, para a captação de água das represas, para atrair grandes empresas.

 

 

METEORO

Na véspera da eleição, eu havia comentado que, Nikolas Ferreira (PL), que passou bem rapidinho em Araguari, em uma tarde de domingo, atraindo uma multidão de jovens, teria cerca de três mil votos na cidade… e isso aconteceu. Milhares de jovens foram votar, aqui em Araguari, com as cores do Brasil e com bóton de Nikolas no peito.

 

MAMANDO DEDO

Com quase 350 mil habitantes, Uberaba não conseguiu reeleger seus deputados, e ficou sem representação em Brasília e Belo Horizonte.

 

ARAGUARI NA MÍDIA

O chefe de uma sessão de votação em Araguari virou notícia nacional, após não comparecer no horário com uma urna de votação. Duas horas após o prazo, ele apareceu no local e acabou sendo detido.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    SO SE FEZ PARA OUTRAS CIDADES, PORQUE PARA CÁ, NADA.
    ME APONTEM UMA OBRA AQUI DENTRO DA CIDADE QUE ESSA PESSOA AJUDOU.
    EU ACOMPANHO AS REDES SOCIAIS E VEJO FALAR DOORGAL ANDRADE TROUXE VERBA, TIÃOZINHO CONSEGUIU VERBA COM DEPUTADO DE OUTRA CIDADE, LAFAYETTE TROUXE VERBA PARA O CALÇADÃO. EU NUNCA LI QUE ESSA PESSOA QUE O POVO TANTO ELOGIA E FAZ APOLOGIA TROUXESSE ALGO PARA CÁ. PODE PROCURAR NA PREFEITURA SE TEM UM CINCO CENTAVOS QUE ELE TROUXE. TEM GENTE QUE ACHA ARAGUARI COM CARA DE REDUTO DE VOTOS COMO A ALGUMAS DÉCADAS ATRÁS. SÓ QUE ANTES O POVO ERA MAIS ESPERTO E OBSERVAVA ESSAS COISAS APESAR QUE NÃO TINHA INTERNET.

Deixe seu comentário: