Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Pergunte ao Doutor (06/04)

qua, 6 de abril de 2022 09:14

1-O que é insuficiência pancreática?

É quando algumas doenças  fazem o pâncreas diminuir ou até perder sua capacidade de produzir as enzimas digestivas e hormônios. A Insuficiência do Pâncreas se manifesta quando há redução de aproximadamente 90% da produção de enzimas digestivas. A falha nesta produção acarreta má-digestão e, por consequência, má absorção de nutrientes.

 

2-Quais são as causas?

Alcoolismo crônico – o consumo acima de 4 doses de bebida destilada (cachaça, uísque, vodca, tequila etc) por dia, por um tempo maior que 5 anos, poderá causar Insuficiência Pancreática;Tabagismo – o cigarro também é vilão e é um fator de risco para inflamação e câncer de pâncreas; Cirurgias – Pacientes que fizeram cirurgias em que parte do estômago ou do próprio pâncreas foram retirados (pacientes operados por câncer, ou por úlcera pépticas; Doenças crônicas do intestino – como a doença celíaca ou Doença de Crohn; Doenças genéticas do pâncreas – (como fibrose cística ou pancreatite hereditária) e algumas doenças autoimunes (pancreatite autoimune); Doenças crônicas, como Diabetes e Insuficiência Renal Crônica podem afetar a função do pâncreas, principalmente a longo prazo.

 

3-Quais são os sintomas?

A pessoa que sofre de Insuficiência do Pâncreas  podem ter somente má-digestão, formação de gases e abdômen distendido. Já nos casos mais avançados, os pacientes tem mais sintomas e sofrem mais com a doença. Os sintomas que eles mais apresentam são  diarreia, perda de peso importante e dor abdominal. Em muitos casos a pessoa pode ficar desnutrida, com  anemia (por carência de nutrientes) e deficiência de vitaminas e minerais. Gordura nas fezes é muito frequente nos casos avançados.

 

4-Como é feito o diagnóstico ?

É feito principalmente através dos sintomas, exames de imagem como ultrassom de abdome, tomografia de abdome ou ressonância magnética, exames de fezes para avaliar a quantidade de gordura nas fezes por exemplo e exames de sangue para dosar as vitaminas e sais minerais.

 

5-Como é feito o tratamento?

O tratamento é feito com a reposição das enzimas que faltam no pâncreas.  Estas enzimas vão ajudar o organismo a absorver os nutrientes que estão nos alimentos e assim  corrigir ou evitar a desnutrição, pois o  paciente desnutrido tem maiores riscos de contrair infecções, de ter problemas cardiovasculares como infartos ou acidentes vasculares cerebrais, de desenvolver osteoporose entre outras doenças.  O tratamento deve começar logo que  o diagnóstico for feito pelo gastrohepatoenterologista. Quanto mais precocemente for iniciado o tratamento, menores as chances da pessoa ter desnutrição e outros problemas que comprometam sua qualidade de vida.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: