Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Neuropsi (25/03)

sex, 25 de março de 2022 10:10

1-O que é Glossofobia?

A glossofobia é um termo pouco conhecido, vem do grego glossa (língua) e fobia (medo), é o medo falar em público (timidez). Muitas vezes a simples ideia de fazer uma apresentação em público, traz uma intensa ansiedade e se manifesta na comunicação verbal e não verbal, provocando aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, dilatando as pupilas, causando rigidez no pescoço e nas costas, provocando sudorese, secura na boca. A voz pode ficar tensa e tremula, expandem-se as vogais alongadas, gagueiras e o famoso “branco”

Glossofobia significa medo de falar em público ou medo do palco. Muitas pessoas experimentam algum grau de ansiedade antes de falar em eventos; porém a maioria consegue superar isso, não importa quão desagradável possa ser.

Glossofobia também pode surgir subitamente em atores experientes e músicos que podem começar a achar difícil fazer shows e eventos. Até pilotos e tripulação de cabine de aviões com medo de falar em público podem abster-se de fazer anúncios em áudio.

 

2-Quais são os sintomas do medo de falar em público?Sinais e sintomas comuns do medo de falar em público incluem ansiedade ou nervosismo antes do evento que envolve falar para um grupo de pessoas. Isso inclui trabalhos na escola, seminários na faculdade, apresentações no trabalho, até mesmo cumprimentar pessoas que estão em um grupo.Os sintomas físicos da Glossofobia incluem: ataques de pânico caracterizados por sudorese ou tremores; boca seca; náuseas e vômitos em casos extremos; rigidez nos músculos do pescoço e nas costas.Porém, o portador da patologia apresenta outros sintomas, além do nervosismo: aumento da pressão arterial, aumento da frequência cardíaca, sudorese, tensão na voz, ansiedade e dilatação das pupilas são os principais. Em situações extremas, o temor paralisa e faz a pessoa esquecer o conteúdo, comprometendo o seu desempenho.

Em caso de glossofobia extrema, no entanto, os indivíduos simplesmente congelam antes de se apresentar em público. Eles podem ser incapazes de falar.

Nem é preciso dizer que glossofobia pode levar a situações altamente embaraçosas. As pessoas com medo de falar em público tendem a tentar evitar essas situações completamente. Empresários podem experimentar reveses profissionais devido à sua incapacidade para fazer apresentações.

 

3-Quais são as causas de Glossofobia?A causa exata da Glossofobia é desconhecida, mas é provável que certos eventos traumáticos no passado, quando criança ou mesmo já como adulto podem ter levado a esse medo de falar em público. Muitas vezes o indivíduo que lida com esta fobia pode evitar falar em público por tanto tempo que o que era uma ansiedade normal, pode se transformar em um pânico quase incontrolável.A maioria dos indivíduos que sofrem com o medo de falar em público também estão com pouca autoestima, esperam a perfeição em tudo que fazem, buscam a aprovação constante, ou esperam o fracasso.

 

4-Como superar o medo de falar em público?

Medo de falar em público é uma fobia comum. Nervosismo ou ansiedade em certas situações é normal, e falar em público não é exceção. Ela pode variar de um leve nervosismo para medo paralisante e pânico. Muitas pessoas com medo de falar em público evitam situações desse tipo, ou sofrem nelas com as mãos e voz trêmula. Mas com a preparação e persistência, é possível superar um dos maiores medos da humanidade.

Conhecido como ansiedade de desempenho, outros exemplos incluem medo do palco, ansiedade de prova e bloqueio de escritor. No entanto, pessoas com grave ansiedade debilitante no desempenho, que inclui ansiedade em outras situações sociais, podem ter transtorno de ansiedade social (também chamado de fobia social). O transtorno de ansiedade social pode necessitar de tratamento com medicamentos, terapia (psicoterapia) ou uma combinação dos dois.

Muitos cursos de fala em público, associações e clubes são dedicados a ajudar as pessoas a aliviar essa fobia tão comum. Terapia de fala, terapia cognitivo-comportamental e aconselhamento também podem ajudar.

Em casos mais complexos é necessário avaliação e acompanhamento do psiquiatra.

Hipnose, visualização positiva, meditação e até mesmo acupuntura podem ser tratamentos válidos na busca por superar o medo de falar em público.

 

5-Você pode citar algumas técnicas para perder vergonha de falar em público?

Conheça o seu texto. Quanto melhor você entender o que você está falando, melhor – E quanto mais você se preocupa com o tema – menos provável que você vá cometer um erro ou sair da linha. E se você se perder, você vai ser capaz de se recuperar rapidamente. Tire algum tempo para considerar possíveis questionamentos da plateia e tenha suas respostas prontas.Organize-se. Antes da hora da apresentação, planeje cuidadosamente a informação que pretende apresentar, incluindo qualquer adereço, áudio ou ajudas visuais que você vai usar. Quanto mais organizado você for, menos nervoso você será. Use um esboço em um pequeno cartão para se manter na linha. Se possível, tire tempo para visitar o local onde você estará falando e avaliar equipamentos disponíveis antes de sua apresentação.Praticar, e, em seguida, praticar um pouco mais. Praticar sua apresentação completa várias vezes. Mostre para algumas pessoas com quem você se sente confortável. Peça-lhes para lhe dar feedback. Ou, grave com uma câmera de vídeo e veja de modo que você possa enxergar oportunidades de melhoria.Visualize o seu sucesso. Imagine que sua apresentação vai correr bem. Os pensamentos positivos podem ajudar a diminuir um pouco da sua negatividade sobre o seu desempenho social e aliviar alguma ansiedade.Respire fundo. Isso pode ser muito calmante. Fazer duas ou mais respirações lentas e profundas antes de chegar até o palco e durante seu discurso.Concentre-se em seu material, e não no seu público. As pessoas dão atenção principalmente para novas informações, não especificamente como ela é apresentada. Elas podem não perceber o seu nervosismo. Se os membros da audiência não perceberem que você está nervoso, eles podem torcer por você e querer que sua apresentação seja um sucesso.Não tenha medo de um momento de silêncio. Se você perder o controle do que você está dizendo ou começar a se sentir nervoso e der branco, pode parecer que você parou de falar por uma eternidade. Mas, na realidade, é provável que seja por apenas alguns segundos. Mesmo se for mais, é provável que seu público não vai se importar de uma pausa para considerar o que você está dizendo. Isso pode ser um bom momento para fazer algumas respirações lentas e profundas.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: