Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Neuropsi (17/03)

qui, 17 de março de 2022 09:42

1-O que é o transtorno de personalidade narcisista? A música SAMPA de Caetano Veloso já define bem sobre o transtorno de personalidade narcisista: “ É que Narciso acha feio o que não é espelho, e a mente apavora o que ainda não é mesmo velho”.

É uma condição na qual as pessoas têm uma noção excessiva de auto importância, com preocupação extrema consigo mesmas e falta de empatia com os outros. O narcisismo é mecanismo compensatório frente a uma crença de desvalor e fragilidade interna. A incapacidade de ser superior ativa crenças de inferioridade, insignificância ou impotência e as estratégias compensatórias de autoproteção e de autodefesa. 2-De onde vem o termo narcisista? É baseado no personagem da mitologia grega chamado Narciso, que era um jovem belo que despertava o amor das jovens gregas e das ninfas, mas era arrogante e desprezava-as, tratando-as com indiferença. Um dia, Narciso aproximou-se de um lago e apaixonou-se pela sua própria imagem ao vê-la refletida na água, lançando-se ao lago para se unir aquele por quem se apaixonara – ele próprio. Surge assim o termo de “personalidade narcísica”. 3-Como é o narcisista? Provavelmente sente, muitas vezes, que as pessoas que o(a) rodeiam têm vários defeitos. Parece que na maioria das vezes, essas não estão comparativamente à sua altura. Como se não compreendessem as suas qualidades, fossem incapazes de as reconhecer e validar, de acordo com aquele que acredita ser o seu verdadeiro valor. Tendencialmente sente que só as pessoas de elevado estatuto, valor e importância é que conseguem estar ao seu nível, sendo naturalmente a essas que procura recorrer. Sentir que não é suficientemente reconhecido pela maioria das pessoas é realmente intolerável. Por isso, tenta ainda mais explicitamente demonstrar ou tornar claro aos outros, aquele que acredita ser o seu real valor. Procura sistematicamente que as pessoas o reconheçam, apreciem e valorizem. Ao mesmo tempo, é como se a sua autoestima fosse muito frágil, o que faz com que tenha medo que os outros o(a) avaliem de forma negativa. E por vezes este medo é tão grande, que mesmo antes que eles o(a) possam rejeitar, torna-se imperativo desvalorizá-los. 4-Quais são as características da personalidade narcísica? O narcisismo define-se pela conjugação de 7 características: 1) autoritarismo, 2) superioridade, 3) vaidade, 4) exibicionismo, 5) exploração dos outros, 6) autossuficiência, 7) pretensão a privilégios. Esses traços quando se apresentam de forma inadequada, podem ser tornar um transtorno mental.

 

5-Como é o tratamento? O Tratamento de transtorno de personalidade narcisista é centrado na psicoterapia, sendo que os  traços de personalidade podem ser difíceis de mudança, por isso a terapia pode levar vários anos.

A finalidade é o paciente se relacionar melhor com os outros e aprender sobre ouvir os outros. Não existem medicamentos usados especificamente para o tratamento de transtorno de personalidade narcisista. No entanto, se o paciente apresentar sintomas de depressão, ansiedade ou outras condições, medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos podem ser úteis, mas para isso ele deve procurar também o psiquiatra.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: