Coluna: Furando a bolha (23/09)
sex, 24 de setembro de 2021 08:18
Estados Unidos da América Vol.1

por Leandro Alves de Melo
Os Estados Unidos é um país que ao longo de sua fundação sempre despertou amores e ódios. É inegável a sua capacidade de polarização no mundo. Muito se deve à sua postura belicista e também intervencionista.
Nos últimos dois séculos foram raras as vezes em que o país não estava envolvido em uma polêmica. Quase sempre impondo sua visão de mundo e utilizando seu poder para influenciar o destino do planeta.
Nesses textos, pretendo abordar de forma técnica e sem ideologismos os pontos positivos e negativos deste país que influencia diferentes áreas de nossas vidas. Utilizando como base a história política, econômica e social dessa grande potência.
Neste e nos próximos volumes quero analisar a influência americana em diferentes camadas, como deveríamos nos comportar? Sermos capachos e fazer tudo que eles querem conforme foi feito por esse governo ou adotar uma postura amiga, porém crítica, defendendo em primeiro lugar os interesses nacionais?
Importante salientar que o tema se mostra de extrema importância, pois é fato que os últimos acontecimentos demonstram uma mudança de paradigma no comportamento americano. A saída atabalhoada do Afeganistão mostra uma nova postura, antes intervencionista e como xerife do mundo, hoje mais preocupada em resolver problemas internos, os quais também não são poucos.
Muitos fenômenos ocorridos lá se reproduzem aqui também: a hiper polarização, a descrença com às instituições, o uso da tecnologia para as fake news. Os órfãos da globalização, pessoas que perderam emprego e renda em razão da tecnologia, que estão concentrados no cinturão da ferrugem, culpam os imigrantes e efeitos colaterais do problema, sem compreenderem os reais motivos. Permitindo assim a ascensão de populistas excrescentes como Donald Trump.
Convido a todos a acompanharem aqui no jornal Gazeta essa jornada que faremos sobre a história americana e seus meandros, já estive no país, conheci algumas cidades e pude, juntamente com o conhecimento teórico, aprender na prática sobre alguns costumes e valores intrínsecos do povo americano.
Uma sociedade repleta de contradições, e ao mesmo tempo de uma pungência semelhante aos grandes impérios que dominaram a humanidade por décadas. Buscarei analisar com dados e elementos objetivos alguns pontos, outros permitirei a subjetividade, característica idiossincrática dessa coluna.
Conto com a presença de vocês.
Nota do colunista: Como se trata de um assunto extenso, para não cansar o leitor, pretendo escrever alguns volumes sobre esse tema, portanto é imprescindível acompanhar os textos em sua sequência para compreendê-los de maneira satisfatória.
Gostaria de agradecer a excelente audiência da coluna “furando a bolha”, leio todos os comentários, e-mails e mensagens nas redes sociais.
@leandroadmelo (instagram)
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Tenho certeza que aprenderemos muito com os próximos textos, assim como tem sido com todos os assuntos abordados nessa coluna. Parabéns a todos envolvidos e ao Dr Leandro pela competência e postura sempre coesa.
Ansiosa pelos próximos volumes. Sempre um aprendizado e uma leitura muito gostosa, essa que em minha opnião é a melhor coluna do jornal. E Dr. Leandro, não preocupe com textos estensos, eles são ótimos pois são assim.
Com certeza aprenderemos muito , 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼