Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Coluna: Furando a Bolha (03/12)

sex, 3 de dezembro de 2021 09:37

por Leandro Alves de Melo

Tecendo o Amanhã e a Manhã

 

No último texto teci comentários sobre à educação de forma geral, demonstrando a urgente necessidade de investimento maciço em tecnologias e na capacitação dos alunos para essa realidade iminente.

Neste quero abordar um programa feito pelo ilustre araguarino Ronaldo Lemos, que é uma das maiores autoridades a respeito de tecnologia no cenário mundial. Inclusive foi recebido pelo Presidente da França Emmanuel Macron nesses últimos dias e presenteou-o com doces da cidade.

Ronaldo Lemos fez um episódio impecável abordando como a qualidade do ensino combinada à tecnologia e empreendedorismo podem alavancar, de uma forma incrível, a vida da população.

Araguari foi uma das primeiras cidades do país a receber a TV a cabo, este fato marcou a geração de muitos, inclusive a minha, que por meio dessa tecnologia conseguiram conectar-se ao mundo. Isso impulsionou a mentalidade empreendedora e visionária de várias pessoas, aliado à chegada dos computadores.

Quem me conhece há muitos anos sabe que desde cedo, sempre, como cidadão araguarino, levei o nome de Araguari com muito orgulho. Sendo assim, fico muito feliz em ver uma pessoa do gabarito de Ronaldo Lemos fazendo isso há tantos anos e com tanta grandiosidade; levando o nome da cidade de uma maneira tão positiva para os programas e palestras que este mineiro faz diuturnamente.

O episódio e a série de uma maneira geral, além do seu conteúdo impecável, nos trazem aquele empoderamento que aos poucos vai se incendiando na população. E essa mudança de mentalidade, com certeza, contribui cada vez mais para o crescimento e prosperidade de nossa terra.

É impressionante como startups de relevância mundial surgiram com grandes nomes daqui. Cito como exemplo Gustavo Caetano – fundador de uma das maiores plataformas de vídeos e streaming da América Latina, Gustavo Debs: cofundador da Zup Inovation, vendida por mais de meio bilhão de reais para o Itaú, Manoel Lemos: investidor de empresas que estão em fase de crescimento, Túlio Kehdi: criador da Racoon Marketing Digital, uma das maiores intermediadoras dos anúncios do Google. Entre tantos outros que estão fazendo e inspirando os diferentes segmentos que atuam.

O que esses araguarinos ilustres fazem, e o que claramente é demonstrado no programa Expresso para o futuro, me fez lembrar o poema de João Cabral de Melo Neto, que transcrevo a seguir:

 

 

 

Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito que um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

E se encorpando em tela, entre todos,
se erguendo tenda, onde entrem todos,
se entretendendo para todos, no toldo
(a manhã) que plana livre de armação.
A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
que, tecido, se eleva por si: luz balão.

Publicado no livro A educação pela pedra (1966).

In: MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Org. Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. p.345. (Biblioteca luso-brasileira. Série brasileira

 

 

Portanto, o amanhã, apesar de todas as adversidades, pode ser iluminado pela teia da educação e tecnologia, e quem sabe esse canto não possa começar daqui?

 

Nota do Colunista: Escrevi esse texto para recomendar a todos os leitores digitais e do papel impresso a assistirem ao primeiro episódio da quinta temporada do programa expresso futuro de Ronaldo Lemos. O programa pode ser visto no aplicativo Globo Play ou no canal Futura. Sem dúvidas foi um presente para todos os araguarinos. Obrigado!

 

 

Leandro Alves de Melo, graduado em Direito pela UFU, advogado, colunista, é sócio proprietário dos escritórios Alves & Barbosa Advocacia MG e GO, pós-graduado em gestão de pessoas (INESP/SP), especialista em Direito Previdenciário pelo IEPREV/BH, pós-graduando em Direito Constitucional pelo Instituto de Direito Público de Brasília, é Master Trainer em Programação Neurolinguística pelo instituto ADEX.

1 Comentário

  1. Amanda Helou disse:

    O nome de Araguari ser levado pelo mundo por Ronaldo Lemos só engrandece a nossa cidade. É motivo de grande orgulho e inspiração termos conterrâneos tão maravilhosos.

Deixe seu comentário: