Quinta-feira, 11 de Julho de 2024 Fazer o Login

Coluna do Sindicato Rural – Abertura Femec

qui, 20 de março de 2014 16:33

Abertura Sindicato Rural de Uberlândia

Na próxima semana, entre os dias 25 e 28 de março, acontece a Femec – A Feira do Estado de Minas Gerais. O evento acontecerá a partir das 8h e terá entrada e estacionamento gratuitos. A abertura oficial acontece no dia 25, às 14h, no auditório do Sindicato Rural de Uberlândia. A realização da Femec 2014, que está em sua terceira edição, coloca o município no circuito nacional dos grandes eventos do agronegócio. Este ano a meta é receber mais de 18 mil visitantes e a expectativa é ter mais de 100 empresas participantes e gerar movimentação econômica superior a R$ 200 milhões. Para saber tudo sobre a Feira, acesse femec.com.br
.Apoio Femec

A Femec conta com total apoio e participação da Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento, e do Governo Federal que promoverá no Parque de Exposições, pelo segundo ano consecutivo, o Feirão Mais Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Emater e Epamig, também apoiam a Feira e o objetivo é atrair produtores de todo o estado.

O estande da Prefeitura Municipal de Uberlândia na Femec reunirá uma série de serviços da Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento destinados ao produtor rural. O espaço será voltado para apresentar ao agricultor familiar a implementação de programas do Pronaf. Também serão apresentados cursos com temas variados e aquários com peixes da região. Técnicos da secretaria farão cadastros de piscicultores interessados nas políticas públicas destinadas a aquicultura.
.

Agroindústria Familiar

Outro destaque é a Feira da Agroindústria Familiar e Artesanato que reunirá cerca de 30 produtores que comercializarão queijos, doces, quitandas, farinhas, mel e artesanatos. A iniciativa tem como objetivos estimular a comercialização dos produtos da agroindústria familiar na região.
.

Pró-Genética

O pecuarista familiar ou criador terá oportunidade de investir em genética bovina adquirindo touros PO financiados. O Pró-Genética – Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro – colocará à disposição este ano cerca de 80 touros das raças Nelore, Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá, Sindi e Tabapuã.
.

Queijo Minas Artesanal

No dia 25 de março, às 16h, no estande do Governo de Minas será realizado o reconhecimento oficial da microrregião do Triângulo Mineiro como produtora de Queijo Minas Artesanal, para isso foi realizado um estudo técnico, por meio dos coordenadores estaduais da Emater-MG.
.

Emater

Nesta edição do evento, ainda, a Emater tem a missão de mobilizar um número ainda maior de produtores e comunidades vizinhas de Uberaba, Patos de Minas e Unaí para visitar a feira. A empresa de assistência técnica estará presente todos os dias de evento, contribuindo com palestras sobre Queijo Minas Artesanal, Piscicultura, Crédito Rural, Agroindústria, Produção Agroecológica, entre outras.
.

Feirão Cavalos & Cia

O primeiro “Feirão Cavalos & Cia” reunirão os Haras da região para apresentação de seus produtos para comercialização na feira, sem realização de pregão ou pagamento de comissão. As negociações poderão ser feitas diretamente entre comprador e vendedor em até 20 parcelas. O feirão colocará à venda 30 exemplares entre potros, potras, animais domados, cavalos e matrizes das raças Mangalarga Marchador, Quarto de Milha e Paint Horse, além de exposição e venda de cobertura de dois garanhões Quarto de Milha ganhadores e produtores de ganhadores.
.

Projeto sanitarista mirim 2014

No dia 31 de março ocorrerá o lançamento do projeto sanitarista mirim em Uberlândia – uma realização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio das secretárias municipais de Agropecuária e Abastecimento e Educação. Será o quarto ano que este projeto esta sendo desenvolvido nas escolas municipais rurais de Uberlândia – no total de seis escolas e 189 alunos em 2014.

O projeto sanitarista mirim tem com o objetivo principal mostrar para crianças de escolas municipais a importância da produção de alimentos, dando informações e treinamentos para as crianças do ensino fundamental sobre práticas de defesa sanitária animal e vegetal, meio ambiente e abordando também o uso correto de agrotóxicos e equipamentos de proteção. Neste projeto está previsto o treinamento de professores, aulas teóricas e práticas ministradas em propriedades rurais, sendo distribuídas durante todo o ano de 2014.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: