Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (28/09)

qui, 28 de setembro de 2023 08:09

DIREITO E JUSTIÇA:

– Justiça, o que é que fizeram com você?

FONTE (charge): Facebook.

– Eis a nossa Justiça: prostituída, drogada, mutilada e abandonada. Todos ainda mencionam o seu nome, mas ninguém – ou poucos – realmente a apreciam.

– Honeste vivere, neminem laedere, suum cuique tribuere (viver honestamente, não lesar a outrem, dar a cada um o que é seu). FONTE: Digesto de Ulpiano, que estabelece os três preceitos básicos do Direito Romano, o mais puro, simples, objetivo e completo conceito de Justiça já ensinado. Tal como eu o conheci e aprendi na Faculdade de Direito (PUC/ MG – 1971-1975)

– Os “supremos”: pobres tolos e desavisados! Eles julgam-se semideuses e acima de todos os mortais, consideram-se infalíveis. Acontece que nem mesmo são eternos. E, sequer deixarão um legado ou memória. Já se disse, outro dia mesmo, que são odiados, os mais odiados deste país. Mentira ou exagero, eu não sei dizer, mas pouco importa. Que pena, pois tudo poderia ser diferente. Perdeu mané, não amola…!

Clique e veja a imagem

Pinga-fogo:

Fraldões para os motoboys:
– Pessoal, eu sabia que a profissão de vocês é difícil e sacrificada. Porém, eu não pensei que vocês não tinham tempo algum para as necessidades pessoais, folga para ir ao banheiro. E que, por isso, precisam usar fraldões. Estou disposto – de pé e à ordem.`. – para colaborar com vocês, doando alguns pacotes de fraldões. É sério! Afinal, ele também disse e avisou que o “grosso” ia começar agora em setembro. Então, já começou…!

Não foi por falta de aviso:
– Mesmo não sendo um “expert”, eu já avisava ainda em 2010 e mesmo antes: em 2020, no máximo, a falta d`´água em Araguari vai ser crônica e intensa. A população irá clamar desesperada ante a secura em suas torneiras. Dito e feito. Está aí…!

Enquanto isso a “grande cidade”:
– Enquanto isso tudo acontece por aqui, a “grande cidade”, bem ao nosso lado, esbanja otimismo, alardeando os seus feitos de uma boa gestão. No aeroporto para todo mundo ver, há placas enormes, destacando: que eles têm água garantida até 2060. Pior de tudo (para nós, é claro): é verdade, eles foram previdentes. Que lástima…!

Também pudera; esperar o quê?
– É isso mesmo! também pudera; esperar o que? Milagres?
1. Onde um simples ginásio poliesportivo permaneceu fechado por 12 anos?
2. Onde praças são cercadas e ficarão assim inúteis sem um prazo determinado?
3. Onde a autarquia de água e esgotos somente sabe furar, furar e furar as ruas?
4. Onde há várias quadras de peteca, idealizando um esporte elitista e que não emplaca?
5. Onde grandes e inadiáveis obras estruturais vão ficando sempre para depois ou nunca?
6. Onde a massa popular não é bairrista, não sabe votar e muito menos quer aprender?
7. Onde se vive de uma glória passada, de um presente pífio e prevê-se um futuro incerto?
– Tudo isso – repito, tudo isso – poderia muito bem ter sido evitado, se, no tempo certo, e na medida certa, tivéssemos priorizado os interesses do nosso Município de Araguari sobre todas as vaidades pessoais. Todavia, milagres acontecem…!

Verdade:
– Você vai ao cabeleireiro e está cheio de cabelo no chão; você vai ao mecânico e tem graxa, óleo, parafusos, tudo no chão; Agora, experimente ir ao banco (ao seu banco, se preferir) para ver se acha dinheiro no chão. Até a caneta está amarrada…!

Não perca tempo fazendo planos:
– Pois, os que morreram ontem tinham planos para esta manhã, e os que morreram esta manhã tinham planos para hoje à noite. Não gaste a sua vida parado. Em um abrir e fechar de olhos tudo pode mudar. Sendo assim, perdoe e ame com todo o seu coração. Talvez você nunca saiba, quando terá oportunidade de fazer isso outra vez.

———————————————————————————————————-

Santa Indiscrição:

O sujeito no ônibus lotado vai pensando assim:
– Eu estou aqui dentro do ônibus. Lotado, entupido de gente. Uma lata de sardinhas. Consegui pegar um assento. Que se lasquem os outros. Velhos, mulheres, eu não dou o meu lugar. E esse cara aqui ao meu lado! Não larga o celular. Um viciado. Está escondendo o celular para eu não ver. Palhaço! Está pensando que eu estava lendo o que ele digita? Ou querendo ouvir a conversa dele? Eu tenho mais o que fazer…
Um tempinho mais tarde:
– Ah, eu não estou nem aí para esse babaca do celular aqui. O aparelho nem é muito bom. Nem me lixo para essa tal de Carol que botou uns chifres nele. Bem feito! Com certeza, mereceu. E nem para essa tal de Pâmela que é ex dele e quer voltar. Tomara que não volte.
Mais um tempinho adiante:
– Muito menos me importo com a mãe dele que saiu para comprar verduras e deixou a chave escondida debaixo do tapete. Que idiotice! Todo mundo faz isso… Olha que alguém acha e faz uma limpeza. Tomara que sim. Cretino! Bem que ele mereceu tudo isso. Até parece que eu queria ler ou ouvir a conversa dele. Eu, hein…? Sou uma pessoa discreta.

P. S. :
1 – “Pesquei “o texto no Facebook. Mas, não resisti e dei um toque pessoal, fazendo muitos acréscimos. Nesta minha versão final – que não deixa também de ser uma piada – fica muito bem refletida a realidade que vivenciamos nos dias atuais. Por nada, ou por muito pouco, querem o nosso mal, invejam-nos e torcem para que fracassemos em tudo.

2 – Por que isso? Não é por ignorância, com certeza. Muitas vezes sequer conhecemos os nossos eventuais desafetos ou suspeitamos que alguém nos deseje o mal. Então, por quê? Só posso vislumbrar e admitir uma resposta: a pura e simples maldade. Maldade atávica e que passa de geração a geração!

3 – Há, sim, no mundo pessoas de má índole, que carregam karmas ruins advindos de vidas passadas, que se comprazem em prejudicar o próximo, quando poderiam aproveitar melhor o seu tempo, tentando progredir e vencer na vida. Mas, não, ficam perdendo e tomando tempo, preocupando-se com o entorno, com as coisas que se desenrolam

KARMA: o karma significa ação, movimento, e se refere ao ciclo infinito de causa e efeito, gerado pelas atitudes, pensamentos, falas e comportamentos de cada indivíduo. Cada ação tomada por um ser vivo tem efeito (consequência) em sua vida, seja no futuro próximo ou na próxima vida. Tanto no budismo quando no espiritismo, bastante difundidos entre nós, o karma assume transcendental importância, embora o seu sentido completo e amplitude não sejam compreendidos de forma igual por inteiro. Outras religiões orientais e espiritualistas aceitam a doutrina do karma. Cada pessoa terá suas próprias convicções, aceitando total ou parcialmente, ou mesmo rejeitando. Todavia, há farto material a respeito desse assunto e de fácil acesso.
———————————————————————————————————-

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: