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Coluna: Direito e Justiça (23/03)

qui, 23 de março de 2023 08:09

Direito e Justiça:

 

Saúvas, comida e saúde:

 

Antigamente, houve no Brasil uma frase emblemática e muito conhecida, que era assim: “ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil”.

 

Parafraseando, um médico espirituoso teria dito: “muita saúva, pouca saúde os problemas do Brasil são”.

 

Meu irmão Waldemar Henrique Fernal, conhecido e renomado pediatra aqui da capital mineira (onde estou e de onde escrevo), constatando os males que atingem a nossa infância, foi além e cunhou o seguinte dito: “muita comida, pouca saúde os males do Brasil são”.

 

Comentários da Coluna DJ:

 

Nota-se que o tema central de todas as afirmações foi e é a preocupação com a saúde dos brasileiros.

 

Na primeira, era o Governo Federal da época que rotulava e lastreava uma campanha baseada em frase de efeito, que foi espalhada por toda parte, pregada nas paredes dos antigos armazéns e mercearias, enfim, era mesmo espirituosa e muito chamativa.

 

Teve um porém: nem se acabou com a saúva e, quando muito, a praga foi controlada via inseticidas e outros manejos, nem a saúva conseguiu acabar com o Brasil, que sempre se mostrou um país resiliente. Pragas maiores, mais perniciosas e muito ferozes já nos atacaram e atacam constantemente, mesmo assim continuamos firmes como país e como nação. Parece que Deus ama e protege o Brasil.

 

Na segunda, o autor valeu-se da quantidade absurda e descontrolada de saúvas, formigas nocivas e predadoras da agricultura, para destacar o descalabro e as deficiências existentes no setor da saúde. Denunciou e escancarou um problema antigo, que se vai levando e empurrando com a barriga. Tudo na base do “jeitinho brasileiro “, que nada resolve e muito mal faz. Até hoje é assim.

 

A seu turno, na terceira e última, o meu preclaro irmão enfatizou que a má alimentação, o excesso de comida, os embutidos e industrializados têm causado obesidade infantil e de adolescentes, trazendo à tona numerosos casos precoces de diabetes dois, uma doença mais própria de adultos, segundo me disse.

 

Enfatizou, por outro lado que, infelizmente, ainda temos no país cerca de 4% de crianças subnutridas. Resumindo ou trocando em miúdos: fome, crianças que passam fome.

 

O assunto — sob qualquer aspecto — é vasto e complexo, não se comporta nesta coluna, e nem eu possuo as credenciais médicas ou científicas necessárias para destrincha-lo a contento. Por isso, fico por aqui. Mas creio que todos entenderam…

 

 

Glossário:

 

SAÚVA: o que é saúva?

A saúva é um tipo de formiga-cortadeira presente em quase todos os países da América. O que elas cortam (folhas, p. ex.) carregam para dentro de seus ninhos. Elas fazem isso com a finalidade de nutrir um fungo que é o seu verdadeiro alimento, tendo com ele uma relação mutualista.

 

No Brasil, as saúvas constam como uma das mais importantes pragas agrícolas, sendo tão abundantes e ativas nas lavouras que os primeiros colonizadores as denominavam de “o verdadeiro Rei do Brasil”.

 

PARAFRASEAR:

Parafrasear significa “Interpretar um texto com palavras próprias, mantendo seu sentido original” (in Dicio.com.br). Assim, a paráfrase é um recurso que requer habilidade na interpretação textual, pois para parafrasear é necessário compreender a fundo a mensagem transmitida num texto.

 

 

Libelo contra Karl Marx:

 

* Fonte: WhatsApp.

* Interpretação pessoal e livre.

* Sem engajamento ideológico da DJ.

• Reportei-me ao texto do estudante.

 

“Estudante se recusa a fazer trabalho sobre Marx e ganha visibilidade ao escrever, sobre o tema, uma carta-manifesto.

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A última semana foi movimentada para João Victor Gasparino. O estudante da 3ª fase do curso de Relações Exteriores da Univali, de Itajaí, ganhou notoriedade ao escrever uma carta (que deveria ser um trabalho universitário) explicando porque não gostaria de fazer um trabalho sobre Karl Marx.

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Nascido em Florianópolis, João Victor mora em Itajaí durante a semana, mas não gosta de falar sobre sua vida pessoal. Ele afirma que deseja falar só sobre a carta, a política brasileira e o cenário acadêmico nacional. Ele frisa que a carta não é contra o professor (que prefere não identificar), mas contra a ideologia seguida pelas universidades.

Até a noite deste domingo, a reportagem não havia conseguido contato com a universidade para falar sobre o assunto.

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Confira a carta escrita pelo estudante:

 

” Caro professor. Como o senhor deve saber, eu repudio o filósofo Karl Marx e tudo o que ele representa e representou na história da humanidade, sendo um profundo exercício de resistência estomacal falar ou ouvir sobre ele por mais de meia hora. Aproveito, através deste trabalho, não para seguir as questões que o senhor estipulou para a turma, mas para expor de forma livre minha crítica ao marxismo e suas ramificações e influências mundo afora.

Quero começar falando sobre a pressão psicológica que é, para uma pessoa defensora dos ideais liberais e democráticos, ter que falar sobre o teórico em questão de uma forma imparcial, sem fazer justiça com as próprias palavras. É para mim uma pressão terrível escrever sobre Marx e sua ideologia nefasta, enquanto em nosso país o marxismo cultural, de Antonio Gramsci, encontra seu estágio mais avançado no mundo ocidental, vendo, a cada dia, um governo comunista e autoritário rasgar a Constituição e destruir a democracia, sendo que foram estes os meios pelos quais chegaram ao poder, e até hoje se declararem como defensores supremos dos mesmos ideais, no Brasil.

Outros reflexos disso: a criminalidade descontrolada, a epidemia das drogas cujo consumo só cresce (são aliados das FARCs), a crise de valores morais, a destruição do belo como alicerce da arte (funk e outras coisas), desrespeito aos mais velhos, etc.

 

Tudo isso são sintomas da revolução gramscista em curso no Brasil. A revolução leninista está para o estupro, assim como a gramscista está para a sedução, ou seja, se no passado o comunismo chegou ao poder através de uma revolução armada, hoje ele buscar chegar por dentro da sociedade, moldando os cidadãos para pensarem como socialistas, e assim tomar o poder. Fazem isso através da educação, o velho e bom Paulo Freire, que chamam de educação libertadora ou pedagogia do oprimido, aplicando ao ensino, desde o infantil, a questão da luta de classes.  Sendo assim, os brasileiros sofrem lavagem cerebral marxista desde os primeiros anos de vida. Em nosso país, os meios culturais, acadêmicos, midiáticos e artísticos são monopolizados pela esquerda há meio século, na universidade é quase uma luta pela sobrevivência ser de direita.

 

Agora gostaria de falar sobre as consequências físicas da ideologia marxista no mundo, as nações que sofreram sob regimes comunistas, todos eles genocidas, que apenas trouxeram miséria e morte para os seus povos. O professor já sabe do ocorrido em países como URSS, China, Coréia do Norte, Romênia e Cuba, dentre outros, mas gostaria de falar sobre um caso específico, o Camboja, que tive o prazer de visitar em 2010. Esta pequena nação do Sudeste Asiático talvez tenha testemunhado o maior terror que os psicopatas comunistas já foram capazes de infligir sobre a humanidade; primeiro, esvaziaram os centros urbanos e transferiram toda a população para as zonas rurais.

 

As estatísticas apontam para uma porcentagem de entre 21% a 25% da população morta por fome, doenças, cansaço, maus-tratos, desidratação e assassinadas compulsoriamente em campos de concentração no interior. Crianças também não escaparam; separadas dos pais, foram treinadas para serem vigias da Revolução, denunciando os próprios familiares, quando estes cometiam crimes contra a Revolução. Quais eram os crimes? Desde roubar uma saca de arroz para não morrer de fome, ou um pouco de água potável, até o fato de ser alfabetizado, ou usar óculos, suposto sinal de uma instrução elevada. Os castigos e formas de extermínio, mais uma vez preciso de uma resistência estomacal, incluíam lançar bebês recém-nascidos para o alto, e apanhá-los no ar, utilizando a baioneta do rifle. Sim, isso mesmo, a baioneta contra um recém-nascido indefeso.

 

Bem, com isto, acho que meu manifesto é suficiente para expor meu repúdio ao simples citar de Marx e tudo o que ele representa. Diante de um mundo, e particularmente o Brasil, em que comunistas são ovacionados como os verdadeiros defensores dos pobres e da liberdade, me sinto obrigado a me manifestar dessa maneira, pois ele está aí ainda, assombrando este mundo sofrido.

 

Para concluir, gostaria de citar o decálogo de Lenin:

 

1. Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual;

2. Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação em massa;

3. Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;

4. Destrua a confiança do povo em seus líderes;

5. Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo

6. Colabore para o esbanjamento do dinheiro público; coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no Exterior, e provoque o pânico e o desassossego na população;

7. Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País;

8. Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;

9. Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes; nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa;

10. Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa.

 

Obrigado, caro professor, pela compreensão.

 

*João Victor Gasparino da Silva* ”

2 Comentários

  1. Eliane disse:

    Será porque esse professor pediu para eles falarem sobre Karl Marx, ele deve ser adepto das ideias desse pensador. São duas teorias diferentes de formas de governo teorias Malthusianas de Robert Maltus que tende para o capitalismo e as teorias de Karl Marx. Ele deveria ter dado livre arbítrio para eles escolherem o que eles quisessem para descrever. Comunismo não existe. O que existe é um socialismo de esquerda que na verdade ninguém pega a sua fortuna e divide com ninguém e também o que se diz ser socialista manda invadir as terras alheias mas não dá o endereço das suas que é pra ninguém chegar perto. No governo Geisel eles tomavam de seus donos era o que já estava prosperando, tipo sítios que já estavam formados. Esse aluno é bastante critico e tem opiniões próprias e não se deixa levar pelos gostos dos outros.

  2. JOÃO JORGE FILHO disse:

    PREZADO E ESTIMADO DR ROGÉRIO. LEIO TODAS AS SUAS MATÉRIAS E TENHO A CERTEZA QUE VOCÊ É UM ESPIRITUALISTA POR VER EM VOCÊ (ME PERMITA DE CHAMA-LO ASSIM) -, TANTA HUMILDADE. PESSOA COMO VOCÊ MERECE O MEU RESPEITO. SOU FILHO DE UM ESPIRITUALISTA -“JOÃO JORGE NETTO” (IN MEMORIAM)- QUE NOS ENSINOU “QUE DEVEMOS DEIXAR NAS PESSOAS SOMENTE SAUDADE, PORQUE SAUDADE TEMOS SOMENTE DO QUE FOI BOM E, AO CONTRÁRIO DAS LEMBRANÇAS AS QUAIS LEMBRAMOS DE COISAS BOAS E RUINS. MEU PAI FOI FUNDADOR EM UBERABA-MG, JUNTAMENTE COM CHICO XAVIER E VALDO VIEIRA-, COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ. FOI TÃO HUMILDE QUE NUNCA DEIXOU QUE ISSO FOSSE NOTICIADO. VEJA A HISTORIA. (CONFIRA)
    http://WWW.COMUNHAOESPIRITACRISTA.ORG/HISTORY

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    NOSSA HISTÓRIA

    Em 1959, Chico Xavier estabeleceu residência em Uberaba (onde viveu até falecer) e junto a Waldo Vieira, João Jorge Netto, Dalva Rodrigues Borges, José Thomaz da Silva Sobrinho, Terezinha Queiroz Silva, Joaquim Tomaz da Silva, Hélia Rodrighes Borges Neri, Geralda de Andrade Freitas e Artur Sabino Junior fundaram em nossa cidade no dia 18 de abril de 1959 o centro espírita “Comunhão Espírita Cristã”. Continuou a psicografar inúmeras obras, passando a abordar os temas que marcam a década de 1960, como o sexo, as drogas, a questão da juventude, a tecnologia, as viagens espaciais e outros. Uberaba, por sua vez, tornou-se centro de peregrinação informal, com caravanas a chegar diariamente, de pessoas com esperança de um contato com parentes falecidos. Nesse período, popularizam-se os livros de “mensagens”: cartas ditadas a familiares por espíritos de pessoas comuns. Prosseguiram também as campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos e roupas para famílias necessitadas da cidade.

    No mês de abril de 2014, a COMUNHÃO ESPÍRITA CRISTÃ, instituição sem fins lucrativos, completou 55 anos de atividades ininterruptas em favor da comunidade uberabense e de todos os que procuram o estudo teórico, experimental e prático do espiritismo e a assistência social, a fim de proporcionar auxílio aos necessitados, sem discriminação de crença, raça, sexo e cor, através dos seus diversos departamentos.

    DITO ISSO, NÃO TENHO MEDO DE AFIRMAR QUE VOCÊ JÁ DEIXOU MARCAS QUE MEREÇAM SER LEMBRADAS. DO AMIGO
    JOÃO JORGE FILHO

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