Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (29/09)

sex, 29 de setembro de 2023 08:07

MERECIDO

Foi sancionada, nesta semana, pelo prefeito Renato Carvalho (Republicanos), a Lei 6.829, de 27 de setembro de 2023, que modifica a denominação da Área Verde localizada na projeção das Ruas dos Jequitibás, das Perobas, dos Jatobás e dos Cedros, no Bairro São Sebastião, para Praça Marly Rodrigues Pereira Leal. A homenageada foi um dos nomes mais marcantes da história do São Sebastião e bairros adjacentes, lutando incansavelmente por uma comunidade cada vez melhor.

 

FAZ A DIFERENÇA

A fanfarra da Escola Estadual José Carneiro, sob o comando da incontestável Nega Timba, é uma das atrações à parte nos jogos em casa do Araguari Vôlei. Com muito talento, dá show nas arquibancadas, incentivando os nossos atletas. Nos últimos jogos, mais um reforço vem ajudando muito, através de personagens do carismático Leomar, que também faz muito barulho para apoiar a nossa equipe. Nossos aplausos pelo brilhante trabalho!

 

FOTO DA REDAÇÃO

 

ÚLTIMO PRAZO

As inscrições para “Maratoninha Viva Livre 2023 serão finalizadas hoje, 29, e podem ser realizadas gratuitamente, com a sugestão de doação de um litro de leite ou roupas usadas, a serem doadas através do projeto VARAL SOLIDÁRIO, que é realizado nos bairros da cidade. Todos os inscritos receberão uma camiseta, uma pulseirinha de identificação. No dia do evento, outras ações e brincadeiras também serão oferecidas, além de pipoca, algodão-doce, sucos, dentre outros.

 

CHEGOU A HORA

As inscrições estarão abertas até sexta-feira da próxima semana, dia 6, para a 11ª edição Mutirão Direito a ter Pai, realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais em Araguari. Os interessados devem entrar em contato na rua Hermogênio Dorazio, 120, de segunda a sexta, das 13h às 16h. O atendimento é gratuito. Na oportunidade, serão disponibilizados: reconhecimento espontâneo de paternidade e maternidade, exames de DNA, reconhecimento de filiação socioafetiva, pensão alimentícia, guarda, direito de convivência e outros serviços.

 

MAIS SEGURANÇA

Vereadora Ana Lúcia (PSB) apresentou requerimento, terça-feira, na Câmara Municipal, pedindo que o 53º Batalhão de Polícia Militar (BPM) reforce o policiamento ostensivo e preventivo na praça Professora Latifa Cafrune, Jardim Millenium, em razão da depredação daquele logradouro e da quantidade de furtos nas imediações. A referida praça foi inaugurada há pouco tempo e se tornou um dos pontos mais visitados pela população daquela região, porém, convive com essa situação delicada.

 

IDENTIFICAÇÃO DAS RUAS

Por falar na sessão da Câmara Municipal desta semana, o vereador Branquinho (Patriota) apresentou requerimento para que sejam instaladas placas de identificação nas vias públicas de Araguari. Segundo afirmou, há uma cobrança do Ministério Público para que se coloque nomes nas ruas e praças da cidade, porém as placas não chegam. A propósito desse requerimento, em alguns setores de Araguari, as placas não estão mais legíveis.

 

MUITO TRABALHO

Apesar da breve chuva de quarta-feira, 27, bombeiros de Araguari continuam atendendo várias chamadas de incêndios em vegetação, situação que requer agilidade, para evitar maiores transtornos. As equipes registraram uma ocorrência na rua Dona Rosa Radi, bairro Gutierrez – próximo ao antigo Clube Recanto do Galo. As chamas estavam bem altas e avançavam para a mata do Parque da Reserva Municipal. Foi montada uma linha direta para apagar o fogo, utilizando cerca de quatro mil litros de água em quase duas horas de combate.

 

MAIS UM

Houve também um incêndio na rua Palmeiras, bairro Maria Eugênia, no lado posto do mesmo parque. O fogo se espalhou por um bambuzal numa grota de difícil acesso, ameaçando as residências próximas à mata. Os trabalhos se estenderam às 5h da manhã.

 

GRANA NA CONTA

Os municípios mineiros receberam, nesta semana, o repasse da cota-parte do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), referente à quarta semana de setembro de 2023. Conforme dados da Superintendência Central de Administração Financeira da Secretaria de Estado da Fazenda, o montante bruto foi de R$ 218.419.016,21. As prefeituras também receberam o montante destinado à cota-parte do Estado para o Fundeb.

 

DE OLHO NA CAPITAL

A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou pareceres favoráveis, em 1º turno, a três projetos de lei que criam políticas públicas estaduais. Um deles é o PL 1159/23, do deputado Raul Belém (Cidadania), que cria a Política Estadual de Incentivo ao Consumo do Etanol. Os outros projetos instituem a política estadual de combate ao abigeato e aos crimes em áreas rurais, e o Programa Mineiro de Energia Rural Renovável.

 

NOVA LEI

Foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira, 27, após sanção do governador a Lei 24.464, que cria o Programa Estadual de Incentivo aos Consórcios Intermunicipais Agropecuários, também denominado Programa Minas Forte, que busca viabilizar, promover e fortalecer a articulação entre os municípios por meio da criação de consórcios. Os objetivos são a geração de desenvolvimento e renda, a promoção da melhoria da qualidade e da sanidade dos produtos agropecuários do Estado e a ampliação dos mercados consumidores.

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: