Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (25/05)

qui, 25 de maio de 2023 08:10

MISSÃO DADA…

Missa cumprida! O prefeito Renato Carvalho (Republicanos) havia dito que não mediria esforços, nessa semana, para a retirada do poste da Cemig que figurava como obstáculo para a continuidade das obras de extensão da avenida das Codornas. E a missão foi concluída na tarde de ontem, 25, onde a prefeitura, através da Secretaria de Obras, acompanhou a retirada do poste, realizada por uma empresa terceirizada da Cemig.

 

CINEMA

Ocorre hoje, 25 de maio, às 18h30min, o CINE CULTURA MUTIRÃO, realizado pela Associação Mutirão, juntamente com a prefeitura de Araguari, através da FAEC. O evento será realizado na Rua Publicitário Pedro Alcântara Lopes Resende, 304, Bairro Portal dos Ipês.

 

BUZINAÇO

Entregadores de delivery na cidade fizeram um protesto, na noite de terça-feira, 23, em frente a uma residência, no Bairro São Sebastião, realizando um “buzinaço” no local. Segundo os profissionais, o ocorrido foi após um cliente ter ofendido e xingado uma motoqueira, em razão da demora em sua entrega.

 

INUTILIZÁVEL

Várias são as reclamações da atual situação do banheiro da rodoviária municipal. Segundo munícipes que frequentam o local, o mesmo encontra-se inutilizável, necessitando, até mesmo, de malas para garantir a privacidade de quem está “fazendo as necessidades”.

 

SEM IMPOSTO

Hoje, 25, ocorre a 17ª edição do DLI (Dia Livre de Impostos). Mais de 50 mil lojas de todo o país devem participar da maior ação de conscientização da população e do varejo sobre a alta carga tributária paga no país. A mobilização é realizada pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e a CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) em mais de 1.200 cidades brasileiras.

 

POR AQUI

Segundo o presidente da CDL Araguari, Pedro Luiz, o comércio local não participará do movimento, em razão de Araguari não possuir CDL Jovem, que é a idealizadora e organizadora de tal evento em âmbito nacional. Ainda segundo Pedro Luiz, há um trabalho recente para implantação da CDL Jovem no município, mas que ainda não houve êxito.

 

DENÚNCIA ON-LINE

O governo federal anunciou nessa semana, o lançamento de um canal de denúncias específico para combater os preços abusivos praticados em postos de combustíveis. Os consumidores agora têm à disposição um formulário on-line para registrar suas reclamações. O site não permite denúncias anônimas. A iniciativa partiu da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Ela foi motivada pela redução dos preços da gasolina e do diesel nas refinarias da Petrobras.

 

PARA O FUTURO

Durante o 32º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), a Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon/Sindcon) apresentaram um estudo feito com base no Plano Estadual de Saneamento Básico de Minas Gerais (PESB-MG) em que para garantir água potável e esgotamento sanitário para a população, o estado mineiro precisa investir R$ 103,2 bilhões, até 2041, com aporte de R$ 75,8 bilhões nos próximos 12 anos. O estudo apresentado no congresso leva em consideração o aumento populacional nos próximos anos, além de um cenário com aporte de investimentos públicos e privados.

CONTRA O RACISMO

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) informou nesta quarta-feira, 24, que entrou em contato com o Google para elaborar, de forma conjunta, um filtro que não permita a disseminação de discursos de ódio, intolerância e racismo. A pasta tomou a iniciativa após ter conhecimento do jogo que era disponibilizado na loja de aplicativos da multinacional de tecnologia em que o usuário assumia o papel de um “proprietário de escravos”. No “Simulador de Escravidão”, que foi retirado do ar, o jogador era estimulado a obter “lucro” e contratar guardas para evitar rebeliões.

 

VELHOS PROBLEMAS

Novos produtos, velhos problemas. Na semana do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado no próximo dia 31, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou a campanha “O Uso do Cigarro Eletrônico”, para alertar a população e estimular os serviços de saúde a ofertarem ações de prevenção da iniciação e da experimentação do uso de novas formas de consumo de tabaco, como o cigarro eletrônico, também conhecido como “vape”. Apesar de a comercialização, importação e propaganda serem proibidas no Brasil desde 2009 pela Resolução nº 46 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esses produtos são vendidos ilegalmente pela internet, no comércio formal e informal ou, ainda, podem ser adquiridos no exterior para uso pessoal.

 

 

 

 

 

 

2 Comentários

  1. Eliane disse:

    Interessante é que tem pessoas que não gostam de relacionar com pessoas que tem a mesma cor de sua pele. Questão de gosto ou exibicionismo ou acha que o diferente é superior e que ele tem capacidade para conquistar. É bom que vai acontecendo a miscigenação.

  2. Eliane disse:

    Ultimamente anda acontecendo muito essa de humilhar os motoboys que vão levar alimentos para alguns desaforados, inclusive tem uns que moram em condomínios de luxo que se acham e pensam que a pessoa é obrigada a aguentar buchas deles. É bom jogar um processo para eles sentirem no bolso, só aí eles vão pensam antes de maltratar as pessoas e também não entregar mais nada na casa deles.

Deixe seu comentário: