Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (21/11)

ter, 21 de novembro de 2023 08:09

BOM SINAL

Furtos de fios, cabos e hidrômetros reduziram consideravelmente em Araguari, numa atuação conjunta das polícias Civil e Militar, que estão de olho nos receptadores. Falando nisso, em cidades vizinhas, as prefeituras estão enfrentando uma onda de furto de fios dos enfeites natalinos em locais públicos.

 

FESTA DA CULTURA

Sábado, 25, no Cine Teatro Odette, será realizada a premiação dos vencedores do 54º Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri, às 19h. Prestigie esse momento de arte e de cultura promovido pela Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA). Ao todo, foram 181 inscritos de várias partes do país. Na oportunidade, serão homenageados, pelo centenário de nascimento, os araguarinos Leopoldo José de Lima, Romeu Duarte e sua esposa Marta Duarte, e os escritores Marciano da Costa Godoi e Fernando Sabino.

 

MAIS REFRESCO

Em novembro do ano passado, Araguari registrou quatro dias de chuva, totalizando 112 milímetros. Até agora, em 20 dias de novembro de 2023, foram três chuvas, com mais de 60 milímetros. Para esta semana, há previsão de mais água no município. Hoje, 21, a temperatura deve cair drasticamente, segundo os meteorologistas.

 

PERIGO NAS ÁGUAS

O forte calor levou milhares de pessoas à procura por rios, lagos, represas e similares no fim de semana. Infelizmente, foram mais cinco mortes em nosso estado, duas registradas em cidades da região. Em Tupaciguara, um homem estava em um passeio de barco com outras duas pessoas, no Rio Paranaíba, quando uma tempestade começou e virou a embarcação. Os ocupantes conseguiram voltar para a margem, mas o piloto se afogou em uma área de aproximadamente 10 metros de profundidade.

 

DEUS NA CAUSA

Ondas de calor como a que atinge Minas Gerais nos últimos sete dias devem ser comuns no verão. Por conta do El Niño, áreas do Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste devem ter mais episódios de calor excessivo nos próximos meses. O alerta é do meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges. Segundo afirmou, o pico deve ser agora em dezembro, e as projeções colocam que deve durar pelo menos até abril.

 

RECORDE

A pequena cidade de Araçuaí, aqui em Minas Gerais, com pouco mais de 34 mil habitantes, registrou 44,8°C, na tarde de domingo, 19. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município, localizado no Vale do Jequitinhonha, teve o dia mais quente da história brasileira. O recorde anterior pertencia à Bom Jesus (632 km da capital Teresina/PI). Em 21 de novembro de 2005, Bom Jesus atingiu a máxima de 44,7°C.

 

POSSIBILIDADE

O Horário de Verão, extinto em 2019, poderá ser retomado no próximo ano. Uma frente de entidades do setor elétrico e de bares e restaurantes trabalha nesse sentido.

 

VÍRUS À SOLTA

As pessoas já começaram a perceber muitos casos de gripe no meio em que vivem. O que muitos não sabem é que parte dos doentes está contaminada com o vírus da Covid-19. Conforme o último Boletim Epidemiológico Coronavírus de Minas Gerais, 22.026 mineiros contraíram o vírus no período de 30 dias. No município de Araguari, desde 2020, são 35.157 casos (549 óbitos).

 

PREVENÇÃO

Para evitar nova epidemia ou pandemia, é preciso tomar os cuidados básicos, usar máscara, em caso de sintomas gripais, e, principalmente, tomar as vacinas. Procure o posto de saúde mais próximo da sua casa e aproveite para colocar o seu cartão de vacina em dia.

2 Comentários

  1. ELIANE disse:

    ESSE HORÁRIO DE VERÃO JÁ EXISTIA HÁ MUITO TEMPO, FOI EXTINTO PELOS MILITARES. ELE É PÉSSIMO E ENGANADOR, AS PESSOAS LEVANTAM CEDO E TEM QUE ACENDER AS LUZES, SENDO QUE NO HORÁRIO NORMAL CINCO HORAS DA MANHÃ JÁ ESTÁ CLARINHO. QUANDO AS PESSOAS SAEM DO SERVIÇO, JÁ SAEM CANSADAS POR CAUSA DO SOL QUENTE QUE ATACA MUITO MAIS NESSE HORÁRIO E NINGUÉM FICA ANDANDO A TOA NO CENTRO. À NOITE QUANDO OLHA AS HORAS JÁ ESTÁ NA HORA DE DORMIR, É UM HORÁRIO ESTRESSANTE PARA AS MULHERES E CRIANÇAS QUE QUANDO COMEÇA AS AULAS JÁ SAEM COM ESCURO NA RUA. A NOITE A PESSOA NÃO AGUENTA IR DORMIR NA HORA QUE DETERMINA E NO OUTRO DIA SE NÃO FICAR DE OLHO PERDE A HORA DE LEVANTAR E MAL DÁ TEMPO DE PREPARAR O CAFÉ DA MANHÃ. NINGUÉM VÊ A CONTA DE LUZ DIMINUIR. TEM PESSOAS QUE LEVANTAM DE MADRUGADA PARA TRABALHAR, NEM TODOS TEM O PRIVILÉGIO DE COMEÇAR ÀS NOVE HORAS. MUITOS PAÍSES JÁ ELIMINARAM ESSE HORÁRIO DE VERÃO.

  2. ELIANE disse:

    MAS É LÓGICO QUE ANO QUE VEM ESSE HORÁRIO DE VERÃO VAI VOLTAR. LÁ EM SÃO PAULO E OUTRAS CAPITAIS SÃO CIDADES QUE NÃO DORMEM, ASSIM MESMO MUITOS VOLTAM PARA CASA DEVIDO AS GRANDES DISTÂNCIAS. AGORA EM CIDADES DO INTERIOR, AS PESSOAS TÊM SEUS AFAZERES E NINGUÉM FICA NAS RUAS. PARA AS MULHERES E CRIANÇAS É SÓ CANSAÇO. MENTEM PARA AS PESSOAS QUE É PARA ECONOMIZAR FORÇA. QUEM COSTUMA FICAR APÓS O EXPEDIENTE NOS BARES MAIS SÃO OS HOMENS. MUITAS PESSOAS ESTUDAM E TEM QUE IREM EMBORA.

Deixe seu comentário: