Domingo, 21 de Abril de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (21/09)

qui, 21 de setembro de 2023 08:10

TOP 100

Araguari está entre as cem cidades mais ricas do Brasil no agronegócio, assim como identificou pesquisa realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A pesquisa englobou os dados da produção agrícola municipal referentes a 2022. Araguari apareceu na 88ª posição.

 

SUGESTÃO

Nas proximidades da Policlínica Central, existem várias aberturas no canteiro da avenida Batalhão Mauá, tumultuando o tráfego de veículo naquele setor, que inclusive registra acidentes constantes. Assim como feito em outros locais, seria interessante reduzir estas aberturas em excesso.

 

RECLAMAÇÃO GERAL

Falando em Policlínica, a coluna apurou que a unidade está há três meses sem telefone, dificultando a comunicação com a população. Qual seria o motivo dessa situação incômoda?

 

DESTAQUE DO MICROFONE

O comunicador Luiz Humberto Borges está completando 48 anos de atuação na radiofonia em Araguari, sempre com muita credibilidade e lisura. Trata-se de um profissional marcante na imprensa local, atualmente comandando o programa Bom Dia Araguari, todas as manhãs, pela Rádio Planalto AM (1110 KHZ). Parabéns, Luizão!

 

NA BRONCA

O vereador Branquinho (PATRIOTA) reclamou, em sessão na Câmara Municipal, que a sua rua não conta com lâmpadas de LED, enquanto que a maioria das vias no bairro Santa Helena foi beneficiada. Segundo ele, não há explicação para tal situação.

 

DE MOLHO

O vereador Willian Postigo (PL) não participou na última sessão da Câmara Municipal de Araguari, após sofrer um acidente doméstico. Boa recuperação ao nobre edil.

 

PODE MELHORAR

Os índices de pedestres vítimas fatais apresentaram redução no estado, mas cada vida importa e o objetivo é reduzir ainda mais, com imprescindível e importante apoio da população. De janeiro a julho de 2023, 140 pedestres perderam a vida nas vias públicas de Minas Gerais, sendo dois casos em Araguari, um na região central. No mesmo período de 2022, 151 transeuntes foram vítimas fatais em Minas.

 

EVIDÊNCIA

Além do jovem Wesley Lucas, presidente da FAMEP, outro nome que se destaca na atual gestão municipal é o do advogado Paulo Apóstolo, secretário do Trabalho e Ação Social, o qual vem demonstrando muita competência nas demandas da pasta, arregaçando as mangas. Continue assim!

 

PREOCUPAÇÃO

As projeções dos repasses do Fundo de Participação de Municípios (FPM) de setembro têm agravado o cenário de crise com as sucessivas quedas nas transferências. O segundo decêndio do mês – previsto para ser creditado nas contas das prefeituras nesta quarta-feira, 20, no valor de R$ 938,3 milhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) –, indica queda de 4,87% em comparação ao mesmo período do ano passado. Se levar em consideração apenas as somas dos dois primeiros repasses ao que foi transferido nos decêndios de setembro de 2022, a situação é ainda mais crítica, com redução real de 27,76%, ou seja, percentual calculado desconsiderando a inflação. O acumulado do ano, até o momento, oscilou, mas também indica percentual negativo e chegou a 1,44% de redução nos repasses em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: