Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (10/09)

sáb, 10 de setembro de 2022 11:29

MELHORIAS

Com o objetivo de efetuar melhorias em toda a infraestrutura urbana de Araguari, a prefeitura iniciará na próxima semana, obras de recapeamento asfáltico, em diversas ruas do município. Serão contempladas, ruas do residencial Madri, Jardim Regina, Novo Horizonte, Industrial, Bosque e Rosário.

 

TEMPO

No Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, a semana se encerra com altas temperaturas e os índices de umidade relativa do ar caracterizam estado de alerta, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, a previsão do tempo não indica chuva para as regiões até domingo, 11.O cenário é de elevação das temperaturas. Está previsto que os termômetros alcancem 38ºC nestas regiões. Entre os três dias, as mínimas devem ficar em torno dos 14ºC. Segundo o Inmet, “o que se destaca, além da temperatura superelevada, é a baixa umidade”. Os índices ficam em torno de 15%.

 

CAFÉ EM ALTA

Uma queda na safra do café pode causar aumento no preço do produto neste ano. Segundo a Cooperativa Central de Cafeicultores e Agropecuaristas de Minas Gerais (Coccamig), a safra de 2022 está 16% menor que a de 2021, que já foi um ano considerado ruim, e 53% menor do que a de 2020, quando a produção foi melhor.

Segundo o produtor de café, Meneval dos Santos, há realmente um impacto na safra causado pelo período de estiagem intensa. A tendência é de aumentar ainda o preço do café. Hoje a previsão de safra vai ser menor e a próxima também vai ser menor. Porque não aconteceu nenhuma chuva até agora para abrir a florada e está com atraso. E se cair uma chuva, mas não der continuidade nessa chuva, o que acontece é um aborto dos grãozinhos, que é o chumbinho.

 

ALERTA

Nas últimas 24 horas, Minas confirmou mais dez casos de varíola dos macacos. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ontem, o estado soma, ao todo, 327 casos da doença. Segundo a SES, são ainda 980 casos em investigação. Até o momento, uma pessoa infectada com o vírus da Monkeypox morreu em Minas. Trata-se de um paciente de 41 anos, do sexo masculino, residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas, falecido no dia 28 de julho. O homem tinha outras complicações clínicas graves. Atualmente, apenas um paciente confirmado para Monkeypox encontra-se em internação hospitalar por necessidades clínicas. As demais estão em isolamento domiciliar.

Todas as pessoas que tiveram contato direto com infectados pela doença estão sendo monitorados pelas Secretarias Municipais. Até o momento, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.

 

SETEMBRO AMARELO

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. A prevenção é o melhor caminho para combater os pensamentos e comportamentos suicidas. Por isso, neste Setembro Amarelo, vamos nos atentar para a vida e para todas as formas de produzir saúde e bem estar.

 

MOBILIZAÇÃO ARAGUARI

Araguari está se mobilizando para tratar esse tema de forma ampliada, envolvendo toda a rede com estratégias de prevenção, promoção e cuidados. Precisamos reconhecer os sinais de alerta e saber onde buscar suporte. Ajudar está ao nosso alcance. Você sabe onde procurar ajuda? Nas unidades básicas de saúde – CAPS, ou ligue 188.

 

ESTRADAS RURAIS

Com grande presença na zona rural do município, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Obras, segue trabalhando com emprego de várias equipes na manutenção das estradas rurais, nas regiões da Bocaininha, Cachoeirinha, Taquaral, Meloso, Pontal, Barra Alegre e Bocaina. A manutenção consiste em patrolamento e cascalhamento em pontos necessários.

 

SIFILIS

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica confeccionou o Boletim Epidemiológico da Sífilis, baseado nas notificações que ocorreram no município, no período entre julho de 2021 a julho de 2022. As informações contidas têm por objetivo demonstrar a ocorrência deste agravo no município de Araguari, no período citado. Uma doença que não escolhe idade, sexo, nem classe social. Assim é descrita a sífilis, transmitida pela bactéria treponema pallidum, principalmente por via sexual, mas também da mãe para o filho, durante a gravidez. A Organização Mundial de Saúde estima que sejam diagnosticados pelo menos um milhão de novos casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) por dia e, dentre elas, uma que chama muita atenção é a sífilis. (Secretaria de Vigilância em Saúde – BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE). A prevenção é feita usando preservativos nas relações sexuais e o diagnóstico precoce, através do teste de VDLR e Teste Rápido Capilar. Atualmente, todas as Unidades de Saúde do município estão habilitadas e realizam teste rápido para detecção de Sífilis e intensificam ações educativas para combater a incidência de sífilis em Araguari.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: