Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (08/04)

qui, 8 de abril de 2021 10:46

NÃO ACABOU

Na última segunda-feira, após ação e acordo judicial, o Estado confirmou que os moradores dos 853 municípios não são mais obrigados a permanecer dentro de casa. Porém, o município que, de acordo com Plano Minas Consciente, não tem autonomia de flexibilizar as medidas, pode restringi-las ainda mais. Araguari optou por seguir praticamente tudo que é deliberado na Onda Vermelha, com a flexibilização do comércio local, porém dando continuidade ao ‘toque de recolher’, das 20h às 5h. Portanto, o decreto municipal segue em vigência em sua totalidade.

 

BOA NOTÍCIA

No último boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde, ontem, 7, não constou novo registro de óbito na cidade. Ficamos na esperança para que tal informação passe a ser constante no documento diário…

 

INAUGURAÇÃO

A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Educação, inaugura hoje, 8, o Centro de Referência à Inclusão de Araguari, que funcionará na Rua Josias Batista Leite – nº 477 – Jardim Regina. O centro contará com profissionais psicopedagogas, psicólogos, fonoaudióloga, arte terapia, dentre outros serviços voltados para a melhoria do desenvolvimento cognitivo das crianças que apresentem algum tipo de déficit de atenção, concentração ou necessidade de suporte no processo de aprendizagem.

 

EXEMPLO

Empresa EBBA doa ao Hospital de Campanha mais de 4 mil caixinhas de água de coco, 1.020 unidades de suco e 750 garrafas de água. Parabéns à empresa pela atitude, contribuindo para o bem-estar dos pacientes.

 

5 MIL

A continuar, o país, com medidas meia-boca para combater a pandemia, chegaremos em julho com o índice de cinco mil mortos por dia.

 

CRISE DE LIDERANÇA

A crise política, que se arrasta há décadas no país, decorre de nossa precária institucionalização. Não temos instituições sólidas, fincadas com firmeza no território, eis que nosso sistema democrático vive altos e baixos, intermediando tempos de autoritarismo com tempos de liberdade. Que lideranças novas podemos contar no cenário? Os que sobraram são extensões dos tempos do golpe de 64, com destaque para Luiz Inácio, ainda gozando algum prestígio junto às massas. Fernando Henrique é um schollar, José Serra é um perfil forjado nas lides universitárias. Ciro Gomes teve vida na antiga Arena, João Doria é protagonista da atualidade. A crise de liderança no país está por trás de nossas mazelas.

 

AS COISAS NÃO DÃO CERTO

Para melhor compreensão de nossa vivência nesses tempos da Covid-19, relembro a historinha que diz haver quatro tipos de sociedade no mundo. A primeira é a inglesa, a mais civilizada, onde tudo é permitido, salvo o que é proibido. A segunda é a alemã, sob rígidos controles, onde tudo é proibido, salvo o que é permitido. A terceira é a totalitária, pertinente às ditaduras, na qual tudo é proibido, mesmo o que é permitido. E, coroando a tipologia, a sociedade brasileira, onde tudo é permitido, mesmo o que é proibido. Como se explica o fato de o Brasil ser um país tão caricatura? Por quê, sob lockdown e mil recomendações sobre os cuidados que devemos ter, os jovens se juntam em festas de arromba no fim de semana?

 

REFORÇANDO

Ontem informamos sobre a campanha que o 2º Batalhão Ferroviário (Batalhão Mauá), o 53º Batalhão de Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Ação Social da Prefeitura de Araguari lançaram: “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES”. Os organizadores pedem o apoio da população na doação cestas básicas, alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal nos dias de vacinação na cidade, que acontece em drive thru ou de pedestres no aeroporto da cidade. Em todos os dias de vacinação terá uma tenda do Exército no Aeroporto Municipal para recolhimento destas doações. Vale a pena contribuir para os mais necessitados.

 

EXPOSIÇÃO

Temos que sempre pensar, primeiramente, em executar, e de preferência que seja bem feito. Algumas ‘alas’ de Araguari estão preferindo a exposição excessiva ao invés da ação certeira. Como comentado em colunas anteriores, mais AÇÃO e menos EXPOSIÇÃO. Já!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: