Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (06/06)

qui, 6 de junho de 2024 09:02

ARAGUARI FINALISTA

Araguari está como “finalista geral” estadual 2024, da 4ª edição do Prêmio Band Cidades Excelentes, premiação que destaca as melhores práticas de gestão municipal no estado. Por ser em ano eleitoral, o prêmio, neste ano, irá analisar cada município ao longo de quatro anos de mandato. Assim, as cidades premiadas serão as que mantiveram ou melhoraram indicadores no período. O objetivo é deixar claro como a gestão recebeu o mandato e como vai entregar, avaliando a evolução dos indicadores durante todo o período.

 

BOA NOTÍCIA

Devido à diminuição dos casos de Dengue, o ponto de Hidratação disponibilizado pela secretaria municipal de Saúde, ao lado da UPA 24h, passa a atender de segunda a sexta, das 8h às 18h.

 

RISCO MÉDIO

De acordo com o LIRAa – Levantamento de Índice Rápido para Aedes, realizado em maio, o índice de infestação passou de alto risco para médio, cerca de 1,3%. Apesar de ser um alívio, ainda precisamos estar em estado de atenção, principalmente com nossos quintais, onde geralmente ficam os principais focos de criadouros do mosquito.

LIRAa

O LIRAa é uma importante ferramenta de informação e mobilização para os agentes de endemias, tornando possível direcionar as vistorias de acordo com o risco de cada região, conforme apresentado no Levantamento. Com as informações do Levantamento, é possível desenvolver um plano de ação eficaz no combate à dengue de acordo com a proporção e ocorrência identificada nos bairros do município

 

SÓ EM 2025

O evento Triangulice não será realizado neste ano de 2024, em razão de se tratar de ano eleitoral e a FAEC não poder, baseada em trâmites legais, realizar investimentos na mesma proporção dos últimos anos. Prezando pela grandeza que se tornou o evento, com grandes nomes da música nacional, a organização preferiu focar em 2025, para que o Triangulice permaneça no mesmo patamar que o consagrou.

 

PREJUÍZO

A região de Araguari deverá perder, pelo menos 30% da produtividade esperada na segunda safra de milho após sofrer com condições climáticas adversas. A região contabilizou quase

50 dias sem precipitações, além de alto índice de viroses nas lavouras, o que tem causado morte-súbita e tombamento das plantas. As perdas podem ficar ainda maiores caso ocorram ventos no município, que tombem mais áreas. Diante desse cenário, os produtores da região estão buscando antecipar os trabalhos de colheita para evitar novos danos.

 

DIA D

Acontece neste sábado, 8, o dia D de vacinação conta a Poliomielite (paralisia infantil). Em Araguari, a imunização ocorrerá, das 8h às 16h, nas seguintes unidades de Saúde: Paraíso, São Sebastião, Novo Horizonte, Portal dos Ipês, Portal de Fátima, Amorim, Bosque, Gutierrez, Independência e Santa Helena.

 

JUNHO BRANCO

Acontece nesta sexta-feira, 7, a abertura do “Junho Branco”, às 9h, na porta do Palácio dos Ferroviários. A campanha tem como objetivo, realizar ações educativas, e conscientização e de prevenção quanto o uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições para o 55° Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri estão abertas e vão até 31 de julho, na plataforma www.prosas.com.br. Para se inscrever é fácil: basta acessar o site e criar seu cadastro como empreendedor. Depois clique em editais e acesse o link de inscrição. A apresentação dos vencedores está prevista para o dia 30 de novembro, no Cine Teatro Odete.

 

LGBTQIAPN+

Acontece no final do mês em Araguari mais uma edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, uma realização da prefeitura de Araguari e FAEC em parceria com o NÚCLEO LGBTQIAPN+. Com o tema “Meu Corpo é Político – Meu Corpo, Minha Dignidade: Política Públicas Inclusivas”, a 9º edição contará com diversas atrações, entre elas, a influencer Tatá já está confirmada para apresentar o evento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: