Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (01/11)

qua, 1 de novembro de 2023 08:06

v

MOMENTO FESTIVO

O Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, completou seis anos ontem, 31 de outubro. Atualmente, conta com 462 alunos, em dois períodos (matutino e vespertino). Nossos parabéns ao tenente Jessé Dualdo, comandante dessa importante instituição.

 

DE OLHO

Vereadora Dêda Lima (PL) quer saber o número de multas aplicadas mensalmente aos condutores em desacordo com as condições regulamentadas pelo estacionamento rotativo em Araguari, referentes ao ano de 2022 e ao primeiro semestre deste ano. Para isso, ela apresentou requerimento ontem, 31, na sessão ordinária da Câmara Municipal.

 

MEDIDA IMPORTANTE

Vereador Giuliano Tibá (PSB) apresentou requerimento também nesta terça-feira, 31, solicitando a instalação de uma travessia elevada na rua Doutor Ciro Palmerston, altura do número 49, bairro Santa Terezinha, mais precisamente em frente ao Ginásio Savério Petanha, Centro de Treinamento da APAED, onde é realizado um projeto esportivo de basquetebol com aproximadamente 400 crianças. O edil destacou que se faz necessária tal medida, visando a segurança no local, até pelo grande fluxo de veículos que circulam em alta velocidade naquela via.

 

NOSSOS GUERREIROS

Araguari tem 17 habitantes acima dos 100 anos de idade, sendo 13 mulheres e quatro homens. Da faixa etária de 95 a 99 anos, são quase 100 moradores no município. Entre 80 e 89 anos de idade, são 2.856 habitantes, dos quais 1.652 do sexo feminino. Os dados foram divulgados pelo IBGE na última semana, conforme o último Censo.

 

POR AQUI…

Por falar nos dados divulgados pelo IBGE referente a faixa etária, a idade predominante em Araguari é de adultos de 40 a 44 anos.

 

MALANDRAGEM

Falando em idosos, é cada vez maior o número de aposentados e pensionistas que precisam lidar com movimentações estranhas em suas contas bancárias. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, esse tipo de golpe fez uma vítima a cada dez minutos nos últimos meses. Mais conhecido por golpe do empréstimo consignado, ele é aplicado de diferentes formas. Por estelionatários, com dados vazados de instituições financeiras, e também por funcionários de operadoras de empréstimos que forjam a operação ou induzem os idosos a realizar a contratação do serviço.

 

ALERTA

A prefeitura de Araguari e autoridades responsáveis se preocupam com o aumento de casos de dengue em Araguari, alertando a população a tomar medidas importantes para a não propagação da doença, como limpeza dos quintais, evitar acúmulos de águas, dentre outros. De acordo com a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, o período de muitas chuvas e sol quente é a combinação perfeita para a proliferação do mosquito, devendo, os munícipes, tomarem todos os cuidados possíveis.

 

CEJUSC ITINERANTE

A equipe comandada pelo Juiz de Direito Pedro Begatti, da Comarca de Araguari, esteve na vizinha cidade de Indianópolis, numa parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a prefeitura daquele município. Foram feitos os agendamentos para atendimentos no próximo dia 22 de novembro, na audiência para solução de conflitos, como: divórcio consensual; acidentes de trânsito; indenizações; pensão alimentícia; reconhecimento de paternidade; dentre outros serviços. Também durante a visita em Indianópolis, foi proferida palestra sobre Violência Doméstica, Violência Infantil e Violência contra os Idosos, em palestra proferida pelo doutor Pedro, Coordenador do CEJUSC.

 

ALÍVIO

Na última segunda-feira, 30, o Governo Federal repassou aos municípios, R$ 3.722.133.625,16. O valor é referente à terceira parcela de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

 

ALÍVIO 2

Os municípios com população de até 142.632 habitantes, dentre os quais Araguari, terão redução na contribuição ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS) até 2027. De acordo com o projeto 334/2023, aprovado no Senado, a alíquota será reduzida de 20% para 8%, o que deve representar uma economia de R$ 11 bilhões por ano para mais de 4.000 municípios, segundo estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O texto vai à sanção presidencial.

 

 

1 Comentário

  1. Junaum disse:

    NINGUÉM COMENTA NADA do hacker no servidor da prefeitura, tá estranho isso não?

Deixe seu comentário: