Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (01/06)

ter, 1 de junho de 2021 09:51

NOTÍCIA TRISTE

Natural de Araguari, o ex-prefeito de Porangatu, no norte de Goiás, por dois mandatos e ex-deputado estadual por quatro mandatos, Júlio Sérgio de Melo, conhecido como Júlio da Retífica, morreu neste domingo, 30, aos 66 anos. Ele estava internado em hospital de Brasília para tratamento contra pneumonia, que contraiu em março deste ano.

 

FECHOU 1

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araguari ficou fechada ontem em função de um caso de COVID confirmado de uma servidora. Ela está bem, foi afastada imediatamente das funções e o local foi sanitizado por medida de segurança. O serviço interno e atendimento ao público retornam normalmente hoje às 7h. O prédio da Secretaria de Meio Ambiente fica na rua Professor João Batista da Costa, 100.

 

FECHOU 2

A Secretaria de Saúde de Araguari somente abriu suas portas ontem após às 16h. Motivo: o local também passou por sanitização porque funcionários apresentaram sintomas de síndrome gripal, o que já foi suficiente para tomar tal medida de segurança. O expediente na Secretaria Municipal de Saúde retorna o trabalho interno e atendimento à população normalmente hoje, às 7h.

 

IMPECHEAMENT

Um pedido de impeachment da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo (Solidariedade), foi protocolado na Câmara Municipal na última sexta-feira. O documento foi assinado pela advogada Cássia Américo de Sousa, representando a aposentada Aparecida de Fátima da Silva Lima Andreazzi, que denuncia que a chefe do Executivo teria cometido crime de responsabilidade por aditivos acima do limite legal em contratos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb). O pedido de impeachment agora é analisado pelo departamento jurídico da Câmara. Após isto, serão repassadas as avaliações ao presidente do Legislativo, Ismar Marão (PSD), para definir se a solicitação contra a prefeita Elisa Araújo vai ao Plenário para leitura e votação. As sessões plenárias da Câmara de Uberaba retornam no dia 7 de junho.

 

DENÚNCIA

Segundo a denunciante, os contratos foram pagos com valor maior, descumprindo o limite legal previsto em lei, que é de 25%. No documento, ainda foram questionados os aditivos das obras do Centro de Inovação do Parque Tecnológico e da execução da drenagem pluvial na marginal da BR-050, no Bairro Jardim Maracanã, além da aquisição de até 40.000 toneladas de concreto betuminoso usinado para operação de tapa-buracos. De acordo com a denúncia, ficou demonstrado que a atual prefeita se encontra em total descompasso com a legislação, pois a sua gestão e sua equipe são extremamente despreparadas para o exercício dos cargos, os quais, não conseguem distinguir suas principais funções e obrigações. Ignoram os limites do orçamento municipal e solenemente as leis de responsabilidade fiscal, contenção de despesas e controle de gastos públicos, gastam acima do que é possível e não se importam com qualquer tipo de planejamento ou programação.  Ainda, de acordo com a denunciante, outra ilegalidade cometida pela atual prefeita foi a prorrogação de contratos vencidos na gestão passada.

 

“TÔ VIVO”

O INSS retomará a exigência da prova de vida a partir desta terça-feira (1º) e beneficiários que não realizarem o procedimento podem ter seus pagamentos bloqueados. A obrigatoriedade do recadastramento anual foi suspensa em março de 2020, no início das medidas de restrição de circulação de pessoas na tentativa de reduzir a velocidade de contágios pelo novo Coronavírus. Quem tinha prazo para renovar a senha a partir de março do ano passado e ainda não o fez deve realizar a fé de vida até o mês estabelecido no calendário para a retomada. O primeiro prazo a vencer, em junho, valerá para aqueles que deixaram de realizar a renovação nos meses de março e abril de 2020. Aproximadamente 11,8 milhões de brasileiros devem obrigatoriamente realizar a prova de vida entre junho e dezembro deste ano, segundo contagem realizada pelo INSS em abril. Antes ainda da retomada da obrigatoriedade, 24 milhões de segurados já tinham realizado o procedimento e estão dispensados de refazer a comprovação. Desse total, 10,5 milhões recadastraram senhas no primeiro quadrimestre de 2021 e 13,5 milhões o fizeram em 2020. O segurado não é obrigado a esperar até o mês em que o prazo dele acaba, pois o recadastramento pode ser feito a qualquer momento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: