Domingo, 29 de Março de 2026 Fazer o Login

Colégio Polivalente promove atividades que abordam a igualdade racial e combate ao preconceito

qui, 24 de novembro de 2016 05:57

Da Redação

Feira Afro-Brasileira do Conhecimento será realizada nesse sábado, 26

A Escola Estadual Madre Maria Blandina (Colégio Polivalente) realiza, nessa quinta-feira, 24, o evento “Cultura e Beleza Negra”, como parte do Quizomba 2016. O objetivo da ação é trabalhar a questão da igualdade racial, além de combater o preconceito e a discriminação.

Jovens montam painel de grafite para exposição durante os eventos

Jovens montam painel de grafite para exposição durante os eventos

De acordo com Valéria Landa Alfaiate Carrijo, diretora do Colégio Polivalente, o projeto teve início em 1998. “Nossos principais objetivos são trabalhar a questão da igualdade racial, além do combate ao preconceito e à discriminação. Hoje esse combate se traduz na perspectiva do empoderamento da juventude negra e na formação da identidade da criança e do adolescente”.

A diretora comenta que a cada ano são abordadas temáticas diferentes em formatos variados. “Em algumas edições, promovemos um evento de dimensão maior e em outras fazemos apenas trabalhos internos em sala de aula. Esse ano nós discutiremos a questão da juventude negra urbana, que faz parte da proposta pedagógica de todas as escolas”.

Valéria Landa afirma que essa é uma temática importante a ser abordada nas instituições de ensino. “Abraçamos esse tema com bastante ênfase, porque consideramos que a escola é um dos canais que propicia condições para discussão, de forma que o racismo seja realmente banido. Estamos vendo uma eclosão de manifestações racistas, não apenas globais, mas também com crianças e jovens. Queremos que a juventude saiba enfrentar essas situações através do empoderamento e siga os caminhos aos quais tem direito”.

O evento “Cultura e Beleza Negra”, que acontecerá como abertura do Quizomba 2016, será nessa quinta-feira, 24, a partir das 19h30, no Colégio Polivalente, localizado na avenida Nicolau Dorázio, bairro Industrial. “A atividade é aberta a toda a comunidade araguarina e teremos apresentações culturais e artísticas, realizadas pelos alunos da escola. As apresentações remetem ao conhecimento sobre a África e a origem do povo brasileiro, além da situação do negro no Brasil no século XXI”.

Durante o evento serão realizadas apresentações de dança afro, desfiles de representatividade da criança e juventude negra, shows de artistas locais e a celebração do Centenário do Samba. “Contamos com parceiros importantes da cidade para a realização dessa atividade. Os comerciantes e as pessoas sempre abraçam nossa escola e nos ajudam a prestar um serviço de qualidade. Também contamos com a parceria de uma equipe de Uberlândia que nos ajudará com roupas e acessórios da cultura africana”.

No sábado, 26, das 8 às 12h, acontece a “Feira Afro-Brasileira do Conhecimento”, que contará com a apresentação de mais de vinte trabalhos de alunos e professores. “Serão apresentados trabalhos que são o fruto do conhecimento acumulado ao longo do ano. Devido à Lei 10.639/03, esse é um tema que faz parte do currículo escolar e é desenvolvido em todos os conteúdos”.

Os trabalhos serão apresentados pelos alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) incluindo a rede de educação profissional. “Essa feira está aberta à comunidade. Nesse dia teremos também a exibição de um documentário traduzido pelos próprios alunos e outras atividades culturais que tenham influência africana e fazem parte da cultura de hoje”.

A diretora convida toda a população a participar dos eventos realizados no Quizomba 2016. “É uma satisfação poder contar com a presença de todos nesses dois eventos. O conhecimento e sentimento de empoderamento construído principalmente nos alunos tem sido o grande aprendizado desse trabalho, que demanda tempo e esforço dos professores e estudantes, mas vale a pena. Os pais e a comunidade devem acreditar nos talentos e no potencial dos alunos das escolas públicas”.

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Não existe a raça negra, existe a raça humana e esta é uma só.
    A única coisa que existe são as tonalidades da cor da pele, as características físicas de cada cor.
    Por mais que se queira provar o contrário o preconceito existe, até com os que se tornaram famosos. Vá a uma loja grande, dificilmente você verá uma pessoa de cor negra.
    Ainda bem que atualmente tem lei para punir pessoas invejosas que se sentem superiores e acham que é desmerecido subir na vida só porque tem a pele escura. E o pior de tudo é saber que eles não precisavam passar por isso, pois foram arrancados a força do seu continente de origem e os que ficaram sofreram com o colonialismo.

Deixe seu comentário: