Sábado, 05 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Cobras da espécie cascavel foram localizadas na porta de duas residências

sáb, 30 de março de 2019 05:41

Da Redação

Bombeiros destacam acerca de cuidados

Nesta semana, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar foi acionada em alguns bairros para realizar o resgate de cobras. A primeira ocorrência foi registrada na terça-feira, 26, dentro do quintal de uma residência localizada no bairro Sewa. Os trabalhos de captura do animal estiveram a cargo do sargento Gilmones e cabo Pacheco.

No mesmo dia, no período da tarde, os bombeiros foram novamente acionados na rua D, no Bela Suíça 3, onde foram capturadas três cobras da espécie cascavel.

Conforme informações, os animais peçonhentos estavam adentrando para duas residências que estão localizadas próximo a uma mata densa e alta. Duas estavam no portão de uma casa e a outra dentro da garagem da residência situada logo a frente. A captura foi promovida pelo sargento Guimarães e pelos cabos Rafael e Souza Silva.

Na manhã dessa sexta-feira, 29, a ocorrência foi registrada na rua Erick Markus, no bairro Bosque, onde foi capturada uma jiboia que media aproximadamente um metro e trinta centímetros. Após a captura, os animais foram soltos em seu habitat natural.

Após a captura, os animais foram soltos em seu habitat natural

Após a captura, os animais foram soltos em seu habitat natural

 

De acordo com o subtenente Lucenildo da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, a recomendação para a comunidade quando se deparar com tais animais é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros através do 193.

“Temos equipamentos e técnicas adequadas para realizar a captura destes animais. Vale lembrar que não se deve afugentar e nem matar as cobras mesmo porque, elas fazem parte do meio ambiente.”

Quanto à soltura, o militar disse que ela é feita em local adequado para o animal, bem distante do perímetro urbano. A cerca das motivações de elas aparecerem nos municípios, o subtenente ressalta que o desmatamento, por exemplo, tem provocado esse deslocamento.

“Quando o habitat delas é invadido, migram para outros locais em busca de alimento e, por isso, chegam às cidades.”

A picada de animais peçonhentos como cobra e escorpião pode ser fatal, por isso, o Corpo de Bombeiros alerta para que, caso a pessoa seja picada por algum deles, procure imediatamente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). “Se a vítima não tiver meio para se locomover até a unidade pode chamar o Corpo de Bombeiros que auxiliamos no transporte.”

Um das recomendações é tentar identificar a espécie da cobra para repassar a informação aos profissionais de saúde e no caso de escorpiões tentar capturá-lo e encaminhá-lo junto ao paciente.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: