Sexta-feira, 26 de Julho de 2024 Fazer o Login

Clube Araguari realiza reunião mensal de opalas e carros antigos

sáb, 26 de abril de 2014 00:41

SAMARA ARRUDA – Neste domingo, 27, amantes do antigomobilismo se reúnem para apreciar clássicos que marcaram época como um veículo moderno, bem equipado e com a opção dos motores de quatro cilindros e seis cilindros. A reunião mensal acontece em frente ao posto Brandão e a partir das 12 horas, os modelos raros do Opala estarão em exposição. O novo local comporta restaurante e banheiros para atender e dar comodidade aos participantes do evento.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Segundo Lúcio José da Cunha, presidente do Clube, é esperado em torno de 40 veículos de Araguari e também dos clubes de Catalão e Uberlândia.  “Convidamos a população para participar com toda a família. É importante ressaltar que, diferente de outros encontros, a presença de som automotivo no evento não é permitida,” informou.

Sobre o Encontro Nacional que anualmente ocorre no mês de abril, Lúcio Cunha afirmou que neste ano foi cancelado por falta de um local amplo que comportasse uma mostra desta magnitude. “Todos os anos recebemos grande número de pessoas vindas de várias partes do país para participar conosco desta grande festa que é o Encontro Nacional. Entretanto devido à decisão do Ministério Público e do Parque de Exposições Rondon Pacheco, tivemos que cancelar nosso evento beneficente, como tantos outros que ocorrem no município,” afirmou.

Apesar da má notícia os opaleiros não param. Segundo a secretaria de Estado da Cultura, o evento continua figurando no calendário anual. Além disso, o Clube vem trabalhando no intuito de conquistar apoio de órgãos municipais, a fim de realizar os próximos eventos na cidade. “O Clube é uma família e iremos trabalhar para garantir a união dos opaleiros”, explica o presidente.

História de um clássico

Fruto de um projeto audacioso da Chevrolet, o Opala foi lançado no dia 23 de novembro de 1968, durante o Salão do Automóvel de São Paulo. A Chevrolet garantiu uma longa história de 23 anos e cinco meses do Opala e da Caravan no Brasil. Entre os anos de 1968 e 1992, foram mais de um milhão de unidades produzidas das versões mais básicas, luxuosas e esportivas. O modelo é uma mistura da mecânica derivada dos motores americanos com as linhas da carroceria da europeia Opel. Assim, surgiu o Opala brasileiro.

No dia 16 de abril de 1992, durante uma solenidade realizada na fábrica de São Caetano do Sul (SP) o Opala de número um milhão deixou a linha de montagem por volta das 14 horas e se despediu do público. A última unidade fabricada – um Diplomata vermelho – é preservada pela GMB, compondo o acervo do museu da empresa até hoje.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: