Terça-feira, 15 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Cidades da região de Araguari passam de 100 assassinatos neste ano

qua, 23 de abril de 2014 01:11

DA REDAÇÃO – Pelo menos uma pessoa é assassinada a cada 24 horas em cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A maioria é vítima do “Tribunal do Crime”, ou seja, foram “julgadas” e “condenadas” por comandantes do tráfico de drogas. Os motivos vão de uma simples dívida até uma invasão de território.

“Estimamos que 80% dos assassinatos tenham relação com tráfico e uso de entorpecentes. As estatísticas também mostram que 80% das mortes violentas ocorrem com o emprego de armas de fogo, pois os bandidos conseguem se armar com muita facilidade”, observou um delegado especializado em homicídios.

Até ontem, dia 22 de abril, mais de 100 pessoas foram assassinadas nas principais cidades da região, com destaque absoluto para Uberlândia (56 casos), que, proporcionalmente, se iguala com os registros de homicídios dolosos de Belo Horizonte.

Na sequência aparecem Uberaba (média de seis ao mês), Patos de Minas, Araguari e Prata (dois ao mês), Araxá, Monte Carmelo, Ituiutaba e Tupaciguara. Por incrível que pareça, Patrocínio é a única cidade sem nenhum registro dessa natureza. Ano passado, entre janeiro e abril, dez pessoas foram mortas em território patrocinense.

Um especialista em segurança pública e privada ressaltou que o país vive também a antecipação das fases da vida, onde os jovens vivenciam precocemente diversas coisas, que as gerações passadas demoraram mais, e isso se reflete também em toda uma gama de pessoas, com pouca idade, que cometem crimes.  “A impetuosidade inata da juventude, uma vez que menores não respondem pelos seus crimes, somados ao tráfico e às drogas colaboram com essa situação”, completou.

Para ele, a alternativa é a atuação em três frentes distintas: capacitar pais, professores e líderes no trabalho de prevenção, para evitar o contato de crianças e adolescentes com drogas lícitas e ilícitas; saber lidar com o usuário que ainda não está em um grau avançado de dependência e oferecer tratamento adequado àqueles que estão prisioneiros das drogas. “É preciso resgatar a juventude”.

Ainda no feriado prolongado, um adolescente foi capturado duas vezes pela Polícia Militar em Araguari. O menor infrator pego com arma de fogo possui passagens por envolvimento com drogas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: