Ciclofaixas do município são unificadas pela prefeitura
qua, 6 de dezembro de 2023 08:03Da Redação

A prefeitura também prevê a instalação de 15 radares pelo município
Divulgação
As ciclovias e ciclofaixas são espaços projetados para melhorar a mobilidade urbana e trazer mais segurança a quem precisa pedalar no dia a dia.
Cada região possui uma proporção específica de malha cicloviária, por essa razão, nem sempre será possível encontrar uma faixa exclusiva, e, às vezes, será preciso pedalar em meio aos outros veículos. Mesmo assim, as ciclovias e ciclofaixas são dois espaços de suma importância para as bicicletas.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a ciclovia é a pista exclusiva para bicicletas e outros ciclos. Entre eles, estão triciclos, quadriciclos, patinetes, patins, skates e cadeiras de rodas. Como a circulação é
específica para estes veículos, há uma separação física entre esse espaço e o tráfego comum.
As ciclofaixas se distinguem por serem uma parte da pista de rolamento, da calçada ou do canteiro destinada à circulação especial para as bicicletas. Elas são demarcadas por sinalização específica, que normalmente são placas, pintura do asfalto em vermelho e um desenho de bike para representar e delimitar o espaço.
Essas faixas ficam próximas ao tráfego dos outros automóveis. Seguindo as normas do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), os ciclistas devem seguir a mesma direção do fluxo da via. Pedalar na contramão é proibido e só acontece mediante a permissão da autoridade de trânsito.
Sabendo da importância das ciclofaixas para a segurança dos araguarinos, a prefeitura, através da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana unificou algumas ciclofaixas do município. “Já conectamos a ciclofaixa da rua Vereador Adolfo Duarte com a da avenida Batalhão Mauá. Conectamos a ciclofaixa da avenida Walter Nader com a da rua Vereador Adolfo Duarte, que foi conectada com a ciclofaixa da avenida Bahia. Assim que o projeto for concluído vamos conectar a ciclofaixa da avenida Bahia com a da avenida Teodolino Pereira de Araújo. Os ciclistas poderão sair do bairro de Fátima e irem até, praticamente, o bairro Bosque com segurança”, disse o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Carlos Eduardo Freire.
Ainda, conforme o chefe da SETTRANS, serão instalados 15 radares no município, sendo que a instalação de três começará no dia 11. Os cinco primeiros serão localizados nos seguintes pontos: dois na avenida Mato Grosso, próximo à Casa de Carnes Paraíso; um na avenida Santos Dumont, antes do cruzamento com a rua Coromandel e dois na avenida Belchior de Godoi. “Serão feitos estudos para verificar quais outras vias precisarão, com mais rapidez, da instalação de radares” destacou Carlos Eduardo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- JF aponta os desafios na área da saúde ter, 22 de setembro de 2026
- Crime de homicídio em Araguari é investigado pela Polícia Civil ter, 22 de setembro de 2026
- Prefeito e vice de Grupiara deixam cargos nesta sexta-feira após cassação mantida pelo TRE-MG ter, 22 de setembro de 2026
- AMÉRICA SEGUE LÍDER, E AMANHECE E RESGATE MANTÊM 100% NO AMADORÃO ter, 22 de setembro de 2026
- Quadro poético homenageia ferroviário e pastor Oseas Madson de Souza no Palácio dos Ferroviários ter, 22 de setembro de 2026
- Militares do 2º Batalhão Ferroviário passam por curso de EOD Nível 2 para Sargentos ter, 22 de setembro de 2026
- SENEGAL SURPREENDE E DERRUBA A INGLATERRA NA PANDA MITO ter, 22 de setembro de 2026
- CARAS TEM SEGUNDA RODADA NESTA TERÇA-FEIRA ter, 22 de setembro de 2026
- SÉRIE PRATA COMEÇA COM 30 EQUIPES ter, 22 de setembro de 2026
- Prefeitura de Douradoquara avança em nova etapa da construção da Vila Paris ter, 22 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...
