Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Chuva provoca queda de árvores no município

ter, 10 de janeiro de 2023 09:02

Da Redação

Obras de drenagem no bairro Independência/ Santiago

No dia 8, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari foi acionada para atender duas ocorrências de queda de árvore. A primeira árvore estava localizada na rua Bonanza, altura do número 205, bairro Amorim. Segundo os Bombeiros, a árvore chegou a atingir a rede elétrica e a queda aconteceu, provavelmente, pelo alto volume de chuva dos últimos dias.

A segunda árvore estava localizada no bosque John Kennedy, em direção à rua Paulino Abdala. Em ambos os casos, não houve vítimas.

Ontem, 9, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari, representada pela sargento Adriana Campos para saber quais são as medidas de prevenção adotadas pela Companhia para evitar outras quedas de árvores. Conforme a sargento, neste tempo chuvoso, que se estende até o mês de março, o solo fica encharcado, o que provoca o aumento do risco de queda de árvores.

“Além do monitoramento do risco de inundação, que ocorre com maior frequência em pontos específicos da cidade, trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente para monitorar árvores de grande porte existentes na cidade. Foi realizada, inclusive, uma recente catalogação de todas as árvores do Bosque Municipal John Kennedy. Ainda, atendemos diariamente a chamados, onde os próprios moradores observaram alguns indícios de risco de queda, como inclinação anormal da árvore, exposição das raízes, dentre outros”, disse.

A sargento ainda destacou que, todos os chamados são registrados e analisados pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar e, se for caracterizado o risco iminente de queda, a supressão da árvore é feita imediatamente.

O Jornal Gazeta também conversou com o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Santana para saber se existem outras árvores, no bosque, correndo risco de queda. “Estamos fazendo o monitoramento das árvores do bosque, inclusive o Plano de Manejo, em um dos seus capítulos aborda o tema: Árvores que correm o risco de cair no parque. A Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros estão fazendo toda a perícia e análise”, salientou.

O chefe da pasta de Meio Ambiente também esclareceu que o grande problema nesse momento são as chuvas, pois a mais de 15 dias está chovendo no município.

“Na última semana houve o manejo de três árvores, que estavam com risco eminente de queda. Todas as árvores que caíram e aquelas que apresentam risco de queda são estudadas pelos biólogos, engenheiros ambientais e todo o corpo técnico da Secretaria de Meio Ambiente. Além disso, já foi contratada uma empresa para a revitalização da parte do bosque que foi danificada pela queda da árvore”, explicou.

Além dos riscos de quedas de árvores, nesse período chuvoso, algumas áreas do município ficam bastante alagadas. Pensando nisso, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Obras começou o projeto de drenagem pluvial do bairro Independência/ Santiago.

De acordo com o secretário interino de Obras, Jaime Ganso, as obras estão no início, os locais que irão receber diques de contenção estão passando por limpeza. “Os próximos passos serão as escavações para receber os canais de drenagem, isso após o término do período chuvoso, como previsto na Ordem de Serviço e divulgado no lançamento da obra”, disse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: