Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Chuva provoca queda de árvore no município

qui, 23 de fevereiro de 2023 08:05

Da Redação

No dia 21, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari foi acionada para realizar o corte de algumas árvores que caíram dentro do Bosque John Kennedy. Segundo os bombeiros, uma árvore de grande porte caiu durante a madrugada. Na queda, outras duas árvores foram derrubadas.

Ainda de acordo com os bombeiros, uma dessas árvores caiu sobre uma ponte, localizada na parte interna do bosque e as outras duas nas passarelas para pedestres.

“Como aconteceu tudo na madrugada, não havia ninguém dentro do parque, então não houve feridos, apenas danos materiais”, esclareceu o Corpo de Bombeiros.

Ontem, 22, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari, representada pela sargento Adriana Campos para saber quais são as medidas de prevenção adotadas pelos bombeiros para evitar a queda de outras árvores. Conforme a sargento, neste tempo chuvoso, que se estende até o mês de março, o solo fica encharcado, o que provoca o aumento do risco de queda de árvores.

“Além do monitoramento do risco de inundação, que ocorre com maior frequência em pontos específicos da cidade, trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente para monitorar árvores de grande porte existentes na cidade. Foi realizada, inclusive, uma recente catalogação de todas as árvores do Bosque Municipal John Kennedy. Ainda, atendemos diariamente a chamados, onde os próprios moradores observaram alguns indícios de risco de queda, como inclinação anormal da árvore, exposição das raízes, dentre outros”, disse.

A sargento ainda destacou que, todos os chamados são registrados e analisados pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar e, se for caracterizado o risco iminente de queda, a supressão da árvore é feita imediatamente.

Além da queda de árvores, as fortes chuvas também provocaram a queda dos tapumes de proteção de um terreno localizado no encontro das avenidas Bahia e Batalhão Mauá e uma enchente no córrego da avenida Teodolino Pereira de Araújo, onde o volume de água foi escoado rapidamente. Segundo o que foi apurado pela reportagem não houve feridos.

Vale destacar que, de acordo com a Defesa Civil, em casos de alagamentos é necessário que os motoristas que estiverem dentro dos veículos puxem o freio de mão. “Antes que o automóvel possa ser encoberto pelas águas, é preciso abaixar os vidros, pois se as águas entrarem no sistema elétrico do veículo, podem danificar o mesmo. Depois o motorista deve esperar o socorro, se esse atrasar, o cidadão pode sentar na porta e ficar com a cabeça do lado de fora do carro, aguardando o socorro”, esclareceu o representante da Defesa Civil, Lucenildo Batista.

Além disso, Lucenildo Batista destacou que a Defesa Civil está fazendo um mapeamento do município. “ A Prefeitura de Araguari está realizando várias obras que contribuirão para o escoamento das águas das chuvas”, salientou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: