Quarta-feira, 23 de Abril de 2025 Fazer o Login

Chuva de meteoros, por Miriã S. Ramos

qui, 8 de maio de 2014 00:00

Miriã S. Ramos

Presenciar a passagem do cometa Halley no ano de 1986 com certeza foi um privilégio para as pessoas da época. Aos mesmos que assistiram a chuva de meteoros na madrugada da última terça-feira (06/05) certamente tiveram o sentimento nostálgico de viver uma parte deste evento espacial que fascinou milhares de brasileiros.
chuva de meteoros

Este fenômeno denominado de chuva de Eta Aquarídeos é resultado de fragmentos de rocha e poeira que se desprendem do cometa Halley. Apesar de o astro nos visitar a cada 75 anos, duas vezes por ano, no entanto, a Terra passa por sua órbita e os fragmentos de rochas e poeira que se desprendem do cometa causam estas chuvas de meteoros.

Estimou-se que houve aproximadamente 45 meteoros por hora, um pouco menos de um por minuto, embora na prática relatos afirmem que o fenômeno não foi tão uniforme, podendo ter sido vistos três meteoros de uma vez e até se passado alguns minutos sem ser visto nenhum, motivo este que seu deu provavelmente porque as chuvas de meteoros têm melhor visibilidade em lugares mais distantes das grandes cidades, já que o excesso de luzes e poluição pode dificultar a visualização.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: