Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Certificação irá garantir qualidade do café produzido na região

ter, 8 de abril de 2014 00:21
Araguari está entre os municípios que fazem parte do polo de produção do Cerrado Mineiro. Foto: Divulgação

Araguari está entre os municípios que fazem parte do polo de produção do Cerrado Mineiro. Foto: Divulgação

REDAÇÃO – A Federação dos Cafeicultores do Cerrado pretende ampliar a certificação dos grãos em toda a região. Para isto foi lançado um novo selo que irá atestar as características e a qualidade do produto.

A entidade é formada por associações e cooperativas de produtores da região, e controla a origem e a qualidade dos produtos, além da utilização da Indicação Geográfica – Região do Cerrado Mineiro. Araguari também está entre os municípios que fazem parte do polo de produção do Cerrado Mineiro, que engloba aproximadamente 4,5 mil cafeicultores em 55 cidades.

Segundo informações da Associação Americana de Cafés Especiais (SCA) em Patrocínio, para obter o selo, o grão precisa passar por uma análise e conseguir uma nota acima de 80 pontos. O produto também será rastreado por meio de um código de barras onde será possível verificar informações como o tipo de solo, plantio e a pontuação do café.

Segundo contou o superintendente da federação Juliano Tarabal, por meio da certificação, o consumidor terá a garantia de qualidade do café produzido no Cerrado Mineiro. Do total produzido em torno de 40% têm potencial para receber o certificado. Entretanto, apesar de alguns cafés terem a qualidade necessária, a falta da rastreabilidade do lote ainda evita que isso aconteça. “Outras marcas de café utilizam em suas embalagens o nome Cerrado Mineiro, mas não têm o selo de certificação,” contou.

É importante ressaltar ainda que a fiscalização ficará por conta de uma equipe da esfera federal e a marca que utilizar o nome irregularmente deverá se adequar para obter o selo de origem. A previsão da safra 2013/2014 é de 5 milhões de sacas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: