Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Cerimônia de reinauguração da UBS Central e do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) acontece amanhã

ter, 5 de setembro de 2023 08:07

Da Redação

Antiga sede
Divulgação

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), também chamadas de postos de saúde, são locais onde o paciente pode receber os atendimentos fundamentais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de odontologia, pedidos de exames por equipes multiprofissionais e acesso a medicamentos, de forma gratuita. As UBSs são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). É na Unidade Básica de Saúde que as pessoas têm as consultas regulares, recebem acompanhamento, medicamentos e vacinas.

O PACE é uma estrutura semelhante à Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos, duas ou quatro vezes por mês.

Essa modalidade de realização de coleta acontece por intermédio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura / Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50.000 habitantes.

Amanhã, 6, às 15h, na rua José Carrijo, 155, Centro, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realizará a solenidade de reinauguração da UBS Central e do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE).

Ontem, 4, a reportagem da Gazeta conversou com o subsecretário de Saúde, Riberto Sousa para saber mais detalhes sobre essa reinauguração. De acordo com ele, não houve nenhuma obra de intervenção, apenas a mudança de prédio, para um local que foi construído para ser uma unidade de saúde. “A antiga sede da UBS Central e do PACE era uma casa, que foi adaptada para realizar serviços de saúde. A nova sede possuiu os recursos que necessitamos para atender à população”, disse.

Ressalta-se que, ambos os prédios são alugados. O PACE funciona às quintas-feiras, para a coleta de sangue. Já UBS Central funciona às segundas, terças, quartas e sextas-feiras.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: