Quarta-feira, 19 de Junho de 2024 Fazer o Login

Centro POP é inaugurado para atender população em situação de risco

qui, 13 de fevereiro de 2014 17:37
O serviço continuará buscando as pessoas em situação de rua, e a partir de agora, contará com um telefone 0800. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU

O serviço continuará buscando as pessoas em situação de rua, e a partir de agora, contará com um telefone 0800. Foto: Daniel Nunes/SECOM/PMU

DA REDAÇÃO – O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP – foi inaugurado nesta terça-feira (11). A unidade será referência de atendimento aos serviços e programas sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). O lugar será fundamental no processo de ressocialização das pessoas em situação de rua, conferindo atendimento psicológico, inclusão no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal, facilitação do acesso à colocação no mercado de trabalho, retomada do convívio social e familiar e a construção do processo de saída da situação de rua, além de auxiliar para o retorno ao seu local de origem.

Com a proposta de promover este resgate da cidadania, o Centro POP funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Rafael Rinaldi, 1485, no bairro Martins. Um grupo multidisciplinar com assistentes sociais e administrativos, psicólogos, pedagogos e equipes de abordagem, serão responsáveis para o atendimento de cidadãos que se encontram na situação de rua.

O serviço de abordagem social continuará buscando as pessoas em situação de rua, em horários alternados, inclusive aos finais de semana, e a partir de agora, contará com um telefone 0800. A ferramenta vai facilitar o trabalho do Centro POP recebendo chamados das próprias pessoas que estão em situação de rua para cooperar com informações, ou pela população geral, que encontrar pessoas nesta situação e solicitar as equipes de abordagem. A composição do prédio conta com dois andares, com três salas de atendimento individual, três salas multiuso, dois vestiários, um refeitório, dois guarda volume, uma recepção.

Durante a inauguração o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Murilo Ferreira, destacou que quando assumiu a pasta governamental no inicio de 2013, estavam catalogadas cerca de 700 pessoas em situação de rua, em janeiro deste ano esse número caiu para 48. “A abordagem é um serviço permanente e nós temos feito os encaminhamentos destas pessoas para os órgãos parceiros. Procuramos saber quem são essas pessoas, se estão com dependência química, se são residentes da cidade, e procuramos resgatar e acompanhar cada trajetória destes indivíduos. O cidadão terá total dignidade pelo tempo que for preciso, durante o dia poderá utilizar a estrutura do Centro POP e à noite será encaminhado para albergues subvencionados pela Prefeitura”, disse.

O secretário aproveitou a oportunidade para anunciar a campanha “Não dê esmola, dê Futuro”, que busca a conscientização da população sobre a importância de encaminhar para os locais certos a população de rua. “No momento que o cidadão dá a esmola, é um incentivo a permanência da pessoa na rua, ao consumo de drogas, à exploração da mão de obra infantil, e vários outros problemas relacionados à questão social”, completou.

Centro POP
Endereço: Rua Rafael Rinaldi, 1485 – no bairro Martins
Telefone: 0800 940 1229
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: