Centro de Orientação ao Viajante oferece serviços de prevenção a doenças
seg, 13 de julho de 2015 08:02Da Redação – Com Assessoria
Cidade é a primeira do interior mineiro a oferecer o serviço na rede pública
Exigido em mais de 125 países, o CIVP pode ser emitido gratuitamente em Uberlândia
Exigido em mais de 125 países, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento oficial de valor internacional que já pode ser emitido gratuitamente em Uberlândia. O procedimento é acompanhado de um atendimento aos viajantes sobre prevenção e risco de doenças, práticas de pronto-atendimento e cuidados médicos. Todo o serviço é oferecido pelo Centro Municipal de Orientação ao Viajante (COV), que foi apresentado na quarta-feira, 8, em Uberlândia.
O município é o primeiro do interior de Minas Gerais a ter o serviço oferecido no setor público. A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Uberlândia, através das secretarias de Saúde e Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio da Associação das Agências de Viagens do Triângulo (Avit), Uberlândia Convention & Visitors Bureau (UC&VB) e Delegacia da Polícia Federal de Uberlândia. “Mesmo sendo um sistema montado na Secretaria Municipal de Saúde, ele estará à disposição da região como um todo. Precisamos assegurar a saúde pública e avançar cada vez mais no atendimento à população”, disse o prefeito Gilmar Machado.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves, o serviço facilita a vida dos moradores da cidade e do entorno. “Antes era preciso ir às capitais para conseguir o documento. Agora os turistas e empresários com negócios fora do país têm a comodidade para retirá-lo aqui”, destacou.
“Este é um trabalho regulamentado pela Anvisa e que tem grande relevância, pois coloca a cidade como referência na vigilância em saúde. É também um benefício do Sistema Único de Saúde (SUS) que atende todas as classes sociais, visto que possui caráter público e se mostra integrado com a sociedade”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Dario dos Passos.
A criação dessse centro é uma reivindicação que vinha sendo feita há alguns anos pela Avit e pelo Uberlândia Convention & Visistors Bureau. As duas entidades lidam diretamente com a promoção do trade turístico na cidade. “Estamos muito satisfeitos com o apoio da Prefeitura em todos os nossos projetos. Tínhamos um desconforto considerável para conseguir esse certificado e a desinformação também era grande, já que muitas pessoas não sabiam como proceder”, disse Lucy Crosara, representante da Avit.
O vice-presidente do UC&VB, Luis Gustavo Fernandes, destacou que o órgão está atento às propostas de melhoria do setor. “A iniciativa vai facilitar as viagens para o exterior. Nós sempre acompanhamos essas demandas e tudo aquilo que envolve o turismo de lazer e negócios na nossa cidade.”
O Centro Municipal de Orientação ao Viajante fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h e está localizado na avenida Ortízio Borges, nº 196 (sala 104) – Bairro Santa Mônica. Os interessados podem entrar em contato através dos telefones (34) 3256-3842 / 3256-3850 ou pelo e-mail: imunizacao@uberlandia.mg.gov.br.
Sobre o Certificado Internacional
O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova a vacinação contra doenças como hepatite, febre amarela e é exigido em vários países conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional. No Brasil, as centrais de atendimento são regulamentadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo da Prefeitura é orientar os turistas e ajudar na prevenção de patologias existentes nos locais de origem e destino das pessoas. Acesse o link abaixo para conferir a lista dos países que exigem o certificado de acordo com a Organização Mundial de Saúde:http://who.int/ith/ITH_country_list.pdf.
As novidades na lista ficam por conta da saída de Uruguai, Paraguai e Panamá. Os três não exigem mais o CIVP. No entanto, o México que é destino de muitos brasileiros, especialmente na celebração de lua de mel, passou a exigir o certificado desde 2014. Os viajantes que não portarem o documento podem ser barrados pelas autoridades no embarque ou desembarque, o que acarretará na perda da viagem ou necessidade imediata de retorno ao país de origem.
Como conseguir o CIVP
Para obter o certificado basta comparecer ao Centro de Orientação ao Viajante e apresentar o cartão nacional de vacinação preenchido corretamente com: data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde. Junto ao cartão é necessário apresentar um documento de identidade oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de motorista) ou certidão de nascimento (no caso de viajantes menores de 14 anos). Para viajantes acima de 18 anos também é exigido o CPF.
Já o Certificado Internacional de Isenção de Vacinação será concedido nos casos em que a vacina for contraindicada. Para isso, o cidadão deve apresentar laudo médico no Centro de Orientação ao Viajante.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que não há calendário internacional de vacinação para todos os viajantes. Para cada um, será adotada recomendação personalizada de acordo com os países a serem visitados, dependendo do tipo, duração e tempo disponível para aplicação da vacina antes da partida.
Alguns países mantêm com o Brasil acordos internacionais recíprocos, que permitem o atendimento de cidadãos brasileiros pelas redes públicas de saúde. Para saber mais sobre o Certificado de Direito à Assistência Médica, acesse http://sna.saude.gov.br/cdam/.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Tremor não impacta as barragens seg, 15 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO -13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- Motoristas da Saúde de Tupaciguara recebem treinamento abrangente focado em qualidade e ética dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Rodoviária Federal e concessionárias seguem mobilizadas com passagem de super carga dom, 14 de dezembro de 2025
- Supercopa Panda Mito – São Bernardo dom, 14 de dezembro de 2025
- Série Bronze de Futsal LAFS – Elo Imports dom, 14 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Romaria desenvolve programa especial de Natal com entrega de presentes dom, 14 de dezembro de 2025
- Projetos de Lei são aprovados em sessão extraordinária da Câmara dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Militar de Meio Ambiente encerra atividades do Progea 2025 dom, 14 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
