Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Centro de Atenção Especializada intensifica realização de exames, no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

sex, 2 de dezembro de 2022 08:03

Da Redação

A Aids não tem cura, apenas tratamento

Ontem, 1º, foi celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, nesse dia, a Organização das Nações Unidas (ONU), salientou a necessidade do enfrentamento às desigualdades que persistem a pandemia da síndrome causada pelo HIV.

Nesta quinta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, solicitou a execução de melhores leis, políticas e práticas para derrotar o estigma e a exclusão enfrentados pelos soropositivos. “Todas as pessoas têm o direito ao respeito e à inclusão”, afirmou o chefe da ONU.

Além disso, o secretário-geral da ONU afirmou que o mundo está longe de cumprir a meta de acabar com a pandemia Aids até 2030. Vale destacar que, esse marco faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), assinados por diversos países, incluindo o Brasil.

António Guterres também destacou que existem “soluções práticas comprovadas” que podem ampliar a disponibilidade, a qualidade e a adequação dos serviços para tratamento, testagem e prevenção do HIV (sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana). Todavia, para que isso se torne realidade é necessário melhorar o financiamento de governos do mundo inteiro, segundo o secretário. “É preciso também compartilhar melhor a tecnologia para que todas as pessoas tenham acesso ao melhor conhecimento científico sobre o HIV, especialmente entre os países dos hemisférios sul e norte. As desigualdades que perpetuam a pandemia de Aids podem e devem ser eliminadas”, esclareceu.

Em Araguari, de acordo com a Secretaria de Saúde, neste ano, 66 casos foram diagnosticados como positivos.

“Nós intensificamos as ações de realização de testes rápidos para diagnósticos de sífilis, HIV e outras hepatites. No Dia Mundial de Combate à Aids, intensificamos a realização de exames no Centro de Atenção Especializada (CAE), que recebeu vários pacientes para fazerem o teste de HIV. Aproveitamos essa oportunidade para fazer os testes rápidos para outras DSTs”, destacou a coordenadora da Atenção Primária, Marislene Pulsena.

Marislene também mencionou que todas as Unidades Básicas de Saúde realizam os testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatites. “O acompanhamento das pessoas que tem o vírus do HIV é feito no Centro de Atenção Especializada e os nossos pacientes apresentaram poucas complicações, pois temos o acesso e o tratamento dentro do município”, finalizou a coordenadora da Atenção Primária.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: