Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Centro de Apoio Especializado realiza trabalho de conscientização em bairros da cidade

ter, 13 de junho de 2017 05:15

Da Redação

Foi registrado aumento no número de Infecções Sexualmente Transmissíveis

O Centro de Apoio Especializado (CAE) está realizando, semanalmente, um trabalho de conscientização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). A equipe de redução de danos tem atendido vários bairros com o objetivo de orientar a população e incentivar a realização de exames.

De acordo com a coordenadora administrativa do CAE, Simone Guirelli, o trabalho de conscientização tem feito com que mais pacientes procurem tratamento. “Estamos fazendo essa ação, em parceria com as unidades de saúde e orientamos a população a realizar o teste rápido para as doenças sexualmente transmissíveis. Devido a essa conscientização, a tendência é que os números aumentem, pois, muitas vezes, o paciente não tinha conhecimento de que foi infectado com o vírus”.

Interessados podem procurar atendimento de segunda à sexta-feira das 7 às 17h

Interessados podem procurar atendimento de segunda à sexta-feira das 7 às 17h

 

O teste rápido é feito com uma punção digital e não é necessário estar em jejum. O resultado fica pronto em dez minutos e, caso seja positivo, a equipe repete o exame com um teste de outra marca. Se os dois apresentarem o resultado positivo, o paciente é considerado portador, encaminhado para o exame CB4 de carga viral e, posteriormente, para uma consulta.

A coordenadora comenta que houve um aumento no número de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). “Registramos um número alto de sífilis, que é uma infecção transmitida através do ato sexual ou de mãe para filho. Até o final do ano passado, havia 177 resultados positivos para a doença, mas é possível realizar o tratamento através de injeções e há cura. Atualmente, o tratamento é realizado no Centro de Apoio”.

O CAE é dirigido pela médica Alexandra Karina Dias da Silva e conta com uma equipe multiprofissional de dentista, psicólogo, farmacêutico, assistente social, redutor de danos e médico infectologista. A coordenadora afirma que, para realizar os exames, basta apresentar um documento de identidade com foto. “Nós fazemos os testes para HIV, sífilis e hepatites virais”.

A recomendação é que as pessoas sempre utilizem o preservativo e busquem a realização dos testes. “É importante identificar as doenças no início para que possam ser tratadas. Hoje, após o período de um mês de exposição ao vírus, é possível identificar se a pessoa foi contaminada. O teste rápido e o exame de sangue são bastante seguros”.

Simone Guirelli ressalta que o atendimento é sigiloso. “O preconceito ainda existe e muitas pessoas preferem se tratar em outros municípios para não serem expostas. A lei sobre infecções oportunistas é muito severa quanto ao diagnóstico e nós trabalhamos com ética, então, as pessoas não precisam ter receio em buscar o tratamento. Apesar de não ter cura, com os medicamentos, a AIDS hoje não leva mais a óbito”.

Em 2016, o Centro de Apoio Especializado atendia a 480 pacientes das cidades e distritos de Araguari, Amanhece, Piracaíba e Cascalho Rico. A unidade fica localizada na praça José Rodrigues Alves, Centro, das 7 às 17h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: