Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Centenas de pessoas são atendidas diariamente na UPA

qua, 10 de agosto de 2016 05:43

Da Redação

Unidade de Pronto Atendimento é gerenciada pela Missão Sal da Terra, associação beneficente de caráter filantrópico

No dia 1º de agosto, a UPA 24h – Unidade de Pronto Atendimento ‘Dr. Moisés de Carvalho’ completou um mês de funcionamento. Neste período, mais de seis mil pessoas passaram por atendimento médico.

O local é utilizado como porta de entrada de casos urgentes, os quais recebem os cuidados necessários e são encaminhados a unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) dentre elas: Santa Casa de Misericórdia, Hospital Santo Antônio e Hospital de Clínicas da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

Investimento feito para a construção da unidade é de aproximadamente R$ 2,7 milhões, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal

Investimento feito para a construção da unidade é de aproximadamente R$ 2,7 milhões, por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal

 

O quadro de funcionários é composto por 300 profissionais. Destes, 48 são médicos especialistas nas áreas de pediatria, traumatologia, ginecologia e clínica. Conforme explicações fornecidas pela coordenadora administrativa, Núbia Cássia Carvalho, desde o primeiro dia de funcionamento foi possível contar com o trabalho de todas as pessoas contratadas.

Segundo informações da secretária de Saúde, Lucélia Aparecida Rodrigues, a Organização Social proporciona ampliação do atendimento, com especialidades e equipamentos que não estavam disponíveis no Pronto-Socorro, como pediatria 24 horas.

As Unidades de Pronto Atendimento 24 horas são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgências hospitalares onde em conjunto compõem rede organizada de Atenção às Urgências.

Os casos de menor complexidade, como dores de cabeça, são tratados diretamente nos postos de saúde.  Para atender a demanda, a Policlínica ‘Dr Oabi Gebrim’ e as Unidades Básicas de Saúde do bairro Goiás e Amorim estão abertas por meio de horário estendido de segunda à sexta-feira das 17 às 21h. “A UBS do Goiás e a Policlínica recebem todas as demandas, independente da pessoa ser cadastrada. Nas outras, se o caso for grave não é necessário estar inscrito naquela comunidade”, completou a secretária.

Classificação de risco

Para um atendimento eficiente e rápido, todo paciente atendido pela Rede Municipal de Saúde recebe uma classificação de acordo com sua prioridade clínica de risco de vida. São elas: Emergência (vermelho): caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato. Risco de morte.

Muito urgente (laranja): caso grave, com necessidade de atendimento em até 10 minutos. Risco significativo de evoluir para morte.

Urgente (amarelo): caso de gravidade moderada, com necessidade de atendimento médico. Sem risco imediato.

Pouco Urgente (verde): caso de atendimento preferencial nas unidades de Atenção Primária.

Não urgente (azul): caso para atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Fonte: Prefeitura de Araguari

Missão Sal da Terra

A UPA é gerenciada pela Missão Sal da Terra, associação beneficente de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e econômicos, com fins sociais, educacionais, profissionalizantes e recreativos. Desde sua criação, em 1981, diversos projetos e programas são desenvolvidos através do apoio financeiro da prefeitura. Na área da saúde, a entidade atua desde 2007 em Uberlândia, quando começou a gerenciar a UPA – Sul. Em 2011, assumiu a UAI (Unidade de Atendimento Integrado) Pampulha, também no setor sul, e 21 UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família).

1 Comentário

  1. ANONIMO disse:

    KD AS VIATURAS DO SAMU? SÓ TÁ FALTANDO ISSO, TODOS CALARAM A BOCA.

Deixe seu comentário: