Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Centenário de nascimento da professora Odette Alamy será comemorado no dia 25

sáb, 23 de novembro de 2013 12:35

DivulgaçãoDA REDAÇÃO – Pioneira nas artes em Araguari, Odette Machado Alamy (foto) completaria 100 anos de vida no dia 30 de outubro. Professora de música dedicada e querida por seus alunos, nasceu na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso, mas veio para cá ainda criança, onde teve uma passagem marcante.Para relembrar a trajetória da artista, a diretoria do Cine Teatro Odette e do Educandário Espírita de Araguari realiza na próxima segunda-feira, 25, às 20h, uma solenidade comemorativa, com apresentação da banda musical de Araguari Maestro Luiz Bastos. O evento será realizado no Cine Teatro Odette, situado à avenida Nicolau Dorázio, 359, Industrial.

Depois de se formar em São Paulo, Odette Machado volta à cidade em 1932, iniciando suas aulas de música e apresentações musicais em público, participando de saraus, festas particulares e no Clube Recreativo, elogiada por seu virtuosismo instrumental. Lecionou Piano, Acordeon, Teoria Musical e Harmonia e Teatro. Era compositora, organizava teatros infantis e escrevia peças, adaptava histórias e teve novelas radiofonizadas e premiadas.

Gessy Carísio de Paula, presidente do Educandário Espírita, foi uma de suas alunas. O carinho pela professora é tanto que o Cine Teatro recebeu o nome de Odette ao ser reinaugurado em 2009. “Consegui fazer o curso de acordeon e me diplomar em teoria musical. Ela era talentosíssima, até me emociono ao falar dela,” disse.

Odette também aliava seu esforço em promover a cultura na cidade com iniciativas filantrópicas. Promovia espetáculos com seus alunos, sempre de cunho beneficente, em favor de entidades religiosas como Lar das Crianças, Asilo de São Vicente. Após três décadas de intensa atividade, mudou-se com a família para Belo Horizonte em 1960, aonde viria a falecer anos mais tarde, em 1999.

A presidente ressaltou que o evento é aberto à população. “Organizamos uma programação bem eclética, convidamos muitas pessoas. Será algo simples, mas é uma homenagem significativa, para que não deixemos essa data passar sem fazermos alguma manifestação,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: