Terça-feira, 23 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cemitérios de Araguari recebem milhares de visitantes no dia de Finados

qua, 4 de novembro de 2015 08:01

Da Redação

O Dia de Finados, celebrado em todo país nesta segunda-feira, 2, é marcado pela devoção de fieis que recordam e homenageiam familiares e pessoas queridas que se foram. Em Araguari, milhares de visitantes passaram pelos cemitérios do município, distritos e comunidades rurais. No Cemitério Bom Jesus foram realizadas missas às 8h, 10 e 15h.

Dia de Finados: fieis prestam homenagens a entes queridos nos cemitérios do município

Dia de Finados: fieis prestam homenagens a entes queridos nos cemitérios do município

 

Segundo o secretário de Obras, Odon Naves, as visitações superaram as expectativas. “A semana toda teve um grande movimento; no dia de Finados então foi além da expectativa, 30% acima do que era esperado,” disse.

Os cemitérios Bom Jesus e Park receberam banheiros químicos e tendas, para proteger os visitantes do Sol e da chuva. Também foram espalhadas cadeiras e bancos ao longo das passarelas centrais do cemitério Bom Jesus, o maior da cidade. São aproximadamente 100 mil túmulos, segundo dados da prefeitura.

A contadora Renata Vieira Cascão mora em Goiânia, mas todos os anos vem ao município, onde passou boa parte da vida, para visitar o túmulo do pai e dos avós. “É uma lembrança que temos dos parentes que se foram, além de ser triste é um momento de saudade,” afirmou.

Para Laci de Fátima Silva Pereira, empacotadora de produtos da roça, a visita é importante. “É uma homenagem,” declarou. Ela também falou sobre a limpeza no local. “Em relação aos outros anos o cemitério está bem organizado,” pontuou.

Do lado de fora do cemitério Bom Jesus, comerciantes ambulantes vendiam flores e velas, atividade que foi regulamentada e organizada pela secretaria de Serviços Urbanos. Um esquema de trânsito também garantiu uma boa circulação nas imediações.

“Foi feito todo um trabalho intensivo de manutenção pensando na comunidade, no conforto de todos que visitam seus entes queridos nesse dia. Além do serviço normal que vem acontecendo há mais de ano, tivemos manutenção intensiva com apoio da secretaria de Serviços Urbanos no entorno do cemitério e a pavimentação da rua Benjamim Constant,” ressaltou o secretário.

Um professor que visitava o cemitério preferiu não se identificar, mas falou sobre a data. “A questão não é só visitar, porque podemos vir a qualquer hora, mas é um dia especial e uma tradição que a Igreja Católica usa não só para lembrarmos as pessoas que passaram pela nossa vida, mas para que possamos orar por ela. Dia de Finados não é simplesmente chegar aqui e deixar flores, mas entregar a pessoa querida e amada para Deus” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: