Terça-feira, 16 de Abril de 2024 Fazer o Login

CEAPA em Araguari realizou quase 1.600 atendimentos de acompanhamento e monitoramento de alternativas penais em 2023

dom, 18 de fevereiro de 2024 08:02

Da Redação

 

A Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) de Araguari conta com a atuação do Programa Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (CEAPA), o qual faz parte de um dos eixos de atuação da Política de Prevenção Social à Criminalidade do estado de Minas Gerais O objetivo é contribuir com a prevenção e a redução de violências e criminalidades incidentes sobre determinados territórios e grupos mais vulneráveis, além de garantir o aumento da sensação de segurança nas localidades atendidas.

 

Em 2023, a CEAPA realizou em Araguari, por meio de uma parceria com o Poder Judiciário, 1.583 atendimentos referentes ao acompanhamento e monitoramento de alternativas penais, dentre elas a Prestação de Serviços à Comunidade; Projetos de Execução de Alternativas Penais – que são grupos reflexivos e educativos; ações de responsabilização no âmbito da Lei Maria da Penha e o acompanhamento de pessoas que estão com medidas cautelares diversas da prisão.

Unidade local da CEAPA em Araguari
** Divulgação

 

O trabalho desenvolvido pela CEAPA conta com atendimentos individuais e de acompanhamento, além da realização de encontros em grupos com metodologias e temáticas específicas que buscam, para além do monitoramento da alternativa penal, o acompanhamento da pessoa em cumprimento de alternativas penais.

 

A equipe técnica que atua na CEAPA conta com profissionais com formação em Direito e Psicologia, promovendo intervenções, encaminhamentos e articulação com a rede de proteção social e de alternativas penais parceiras no Município. A unidade local funciona na rua Aurélio de Oliveira, 187, Centro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: