Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024 Fazer o Login

CBH Araguari realiza a primeira Assembleia da nova gestão

qui, 13 de fevereiro de 2014 15:49
A reunião aconteceu em Araguari e teve a presença dos novos conselheiros do Comitê,  bem como de representantes dos vários segmentos relacionados à gestão e utilização dos recursos hídricos.

A reunião aconteceu em Araguari e teve a presença dos novos conselheiros do Comitê, bem como de representantes dos vários segmentos relacionados à gestão e utilização dos recursos hídricos.

DA REDAÇÃO – O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari realizou, no último dia 06, a primeira Assembleia Geral Ordinária da Gestão 2013/2017. A reunião aconteceu na UNIPAC Araguari e teve a presença dos novos conselheiros do Comitê, representantes dos vários segmentos relacionados à gestão e utilização dos recursos hídricos: a Sociedade Civil, os Usuários, o Poder Público Municipal e o Poder Público Estadual. O encontro marcou o início de um novo ciclo, ou seja, o CBH Araguari superou a fase de organização e vive agora um momento de realização.

A gestão atual, que teve início no final de 2013, está recompondo as Câmaras Técnicas e este foi o principal ponto dessa reunião. As Câmaras Técnicas são colegiadas, ou seja, têm em sua composição representantes de todos os segmentos relacionados ao Comitê. São de natureza consultiva e prestam auxílio em decisões específicas. Atualmente o CBH Araguari possui 03 CTs. São elas: CT de Cobrança e Outorga; CT de Planejamento e Controle; CT de Assuntos Institucionais e Legais. Participar de uma dessas Câmaras Técnicas significa participar mais ativamente da gestão dos recursos hídricos.

Outro tema discutido foi a definição dos parâmetros para aprovação dos projetos de demanda espontânea. O CBH Araguari é responsável pela cobrança pelo uso dos recursos hídricos e os valores arrecadados retornam à bacia como investimentos em ações que promovam sua preservação. No ano de 2013 foi votado e aprovado em assembleia o Plano de Aplicação Plurianual de Investimentos. Este plano prevê todos os investimentos do Comitê em projetos para a bacia do rio Araguari. Projetos não contemplados, mas que tenham impacto na preservação da bacia deverão ser atendidos por demanda espontânea. São projetos apresentados ao Comitê pela comunidade e, se estiverem enquadrados nos parâmetros previamente estabelecidos, serão financiados com recursos da cobrança. Por se tratar de um assunto complexo, o mesmo voltará a ser debatido visando a definição dos parâmetros mais apropriados.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari se reunirá novamente no dia 20 de março, na cidade de Nova Ponte. As reuniões do CBH Araguari acontecem de portas abertas, estimulando a participação de todas as pessoas interessadas em contribuir para a gestão participativa e eficiente dos recursos hídricos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: