Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Casos de suspeita de dengue diminuem em relação ao mesmo período do ano passado

sáb, 25 de fevereiro de 2017 05:48

por Stella Vieira

Mutirões de limpeza estão sendo realizados quinzenalmente aos sábados

O número de notificações de suspeita de dengue em Araguari diminuiu em relação ao mesmo período de 2016. Desde o início do ano, o departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde recebeu apenas nove notificações, sendo que três casos foram confirmados.

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Maria Lúcia Hirono, essa semana a equipe recebeu três notificações. “A quantidade é bem menor em comparação ao ano passado. Ainda não enviamos amostras desses três últimos casos para análise, pois o material precisa ser colhido após o sexto dia dos sintomas, mas após o prazo, providenciaremos a coleta da amostra”.

A coordenadora afirma que a realização dos mutirões de limpeza quinzenal tem contribuído para a diminuição dos casos no município. “Ano passado, em fevereiro, havia mais casos notificados. As ações de limpeza aos sábados estão obtendo resultados excelentes, pois eliminam os possíveis criadouros”.

Segundo a coordenadora, a tendência é que o número de notificações aumente após a segunda quinzena de março. “Nesse período os casos aumentam, mas com as ações preventivas de controle do vetor, que evitam a transmissão da doença, acredito que não teremos muitos casos notificados. Os mutirões começaram em janeiro e a população está bem protegida”.

Em relação a outras doenças, como a febre Chikungunya, há uma suspeita no município. “Dentre as amostras que enviamos, uma foi encaminhada para Belo Horizonte com suspeita da doença, mas devemos receber o resultado apenas em 20 dias. Ano passado o Ministério da Saúde não oferecia o exame para a Chikungunya, mas devido à quantidade de queixas de sintomas da doença, agora é oferecido”.

A coordenadora acrescenta que não há suspeitas de casos de Zika Vírus e de febre amarela em Araguari. “Esse ano nós não recebemos notificações de nenhuma dessas doenças. Fomos informados da morte de três macacos, sendo dois na zona rural e um na rodovia, mas não foram confirmadas as causas da morte”.

Maria Lúcia ressalta que a população da zona rural ainda está sendo vacinada. “Teremos um recesso nos próximos dias, mas a equipe retornará no dia 2 de março. Nas unidades de saúde o nosso estoque de rotina terminou e a expectativa é recebermos um novo estoque em março, mas sem previsão de data”.

A coordenadora recomenda às pessoas que pretendem viajar no período de Carnaval que tomem cuidado. “A população precisa se resguardar e evitar passear em regiões endêmicas, principalmente aqueles que não foram vacinados. É necessário precaução, pois a febre amarela está espalhada em muitos municípios do Estado de Minas Gerais”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: