Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Casos de dengue na região também preocupam a população

qua, 29 de abril de 2020 11:06

Da Redação

Mesmo com o atual cenário de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, a sociedade não deixa de se preocupar com a proliferação do Aedes Aegypti. O mosquito — que é responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, tem trabalhado gradualmente para o aumento de casos das referidas doença em todo o Brasil.

São 56.031 casos prováveis (suspeitos e confirmados) de dengue apenas em Minas Gerais. O número se trata de uma atualização publicada na última segunda-feira, 27, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O boletim epidemiológico também informou 944 registros de chikungunya em território mineiro, bem como um óbito em investigação no município de Campo Belo. Além disso, há 317 vítimas do vírus zika, sendo 34 em gestantes.

 

- Município espera retornar em breve com ações específicas de combate à dengue

– Município espera retornar em breve com ações específicas de combate à dengue

 

No âmbito municipal, os dados estaduais apontam 106 suspeitas relacionadas à dengue em Araguari. Por outro lado, em entrevista anterior à reportagem, a coordenação do departamento de Controle de Doenças e Zoonoses relatou que apenas oito desses casos foram confirmados este ano. O boletim ainda aponta seis suspeitas de vítimas contaminadas por chikungunya na cidade. Nenhum registro relacionado ao vírus zika foi efetuado.

O responsável pelo departamento de Zoonoses no município, Guilherme Carvalho, destacou o controle da situação através das poucas notificações na cidade e, disse esperar a colaboração da população que é passível das medidas preventivas à covid-19. Neste sentido, com a execução das ações básicas como higienização e uso de máscaras, o coordenador do departamento acredita no retorno gradativo das visitas domiciliares em combate ao Aedes Aegypti.

“As nossas intenções são retomar algumas ações complementares ao serviço rotineiro, como mutirões e outras atividades específicas junto ao comércio e a demais secretarias assim que possível”, declarou Guilherme Carvalho.

Em contrapartida a situação é diferente e preocupante em algumas cidades da região do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. O informe epidemiológico apontou Uberaba como a cidade com o maior número de casos prováveis de dengue, sendo 1.756 registros até o momento. Em seguida está Uberlândia com 1.097 suspeitas atingindo o índice médio de incidência na cidade.

O município de Ituiutaba ocupa a terceira posição no ranking, com 895 registros. Patos de Minas segue em quarto lugar com 655 casos prováveis; Paracatu com 168 suspeitas; Araguari com 106 notificações e Araxá com 82.

Em todo o Estado também foram registrados 26 óbitos que estão em investigação por dengue, entre eles, um no município de Araxá. Outras cinco mortes pelo agravo foram confirmadas até o momento, sendo nos municípios de Alfenas, Carneirinho, Guaxupé, Itinga e Medina.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: