Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cartório Eleitoral realiza carga oficial e valida urnas para as eleições em Araguari e Indianópolis

ter, 27 de setembro de 2016 05:35

Da Redação

Em Araguari, serão utilizadas 271 urnas para 42 locais de votação e 284 seções

A 16ª Zona Eleitoral realizou, entre os dias 20 e 23 desse mês, a carga oficial das urnas que serão utilizadas para as Eleições Municipais 2016. Nesse período, foram registrados os dados dos candidatos e eleitores e as urnas foram carregadas com o software de votação e receberam a mídia onde serão gravados os resultados.

De acordo com o chefe da 16ª Zona, Fernando Guetti, o Cartório Eleitoral recebeu, no início de agosto, as 323 urnas que serão utilizadas nas eleições municipais. “Dessas, 271 urnas são para as seções do município de Araguari e 15 para as seções de Indianópolis, totalizando 286 urnas”.

Cartório Eleitoral recebeu 323 urnas, sendo 286 para as votações e 36 reservas

Cartório Eleitoral recebeu 323 urnas, sendo 286 para as votações e 36 reservas

 

Os equipamentos foram testados no início de setembro e, na última semana, receberam a carga oficial. “Quando as urnas chegaram, testamos todos os componentes, o visor, a impressão, se elas estavam gravando as informações, entre outros, mas ainda não havia dados oficiais nelas. Os dados referentes aos candidatos foram gravados na última semana e as urnas se encontram lacradas para as eleições”.

No sábado, 24, a equipe também realizou a Verificação Pré-Pós (VPP) das urnas eletrônicas. “Nós selecionamos a urna da seção 101 de Araguari e a urna da seção 322 de Indianópolis, pegamos a lista de candidatos e fizemos uma votação real nelas. Depois desse procedimento, extraímos todos os dados, zeramos a urna, realizamos outra carga oficial e elas continuam lacradas para a votação”.

Caso o equipamento apresente algum problema, foram reservadas 30 urnas de contingência para Araguari e seis para Indianópolis. “Durante os testes, as urnas não apresentaram problemas. Agora, nessa terça-feira, 27, faremos o teste de verificação de hora e data. Teremos que abrir uma por uma das urnas, ligá-las na chave e verificar a hora e a data. Depois desligamos os equipamentos e guardamos novamente. Para esse procedimento, não é necessário romper o lacre”.

As urnas serão entregues aos presidentes de seção na sexta-feira, das 12 às 19h, e no sábado, das 9 às 19h. “Os presidentes de seção pegam as urnas no Cartório Eleitoral, levam para casa e são responsáveis por ligá-las em suas seções. Em Araguari, são 42 locais de votação e 284 seções”.

Em Araguari, o Cartório Eleitoral enviou por Correio 1076 cartas convocatórias aos mesários voluntários. Esse ano, todos receberam o código para participar de um treinamento online, oferecido pela Justiça Eleitoral, que equivale a dois dias de dispensa do serviço, além dos dois dias que o cidadão recebe por servir como mesário. Além disso, o Cartório Eleitoral realizou um convênio com o Instituo Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) de forma que os estudantes do curso de Direito que servirem como mesários receberão um certificado de 10 horas em atividades extras. Somente os presidentes de sessão participaram de um treinamento presencial, que foi realizado na última semana.

Eleições 2016

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais, esse ano serão utilizadas 53.208 urnas eletrônicas, nos 10.323 locais de votação em todo o estado, sendo que, 6.334 são urnas reserva. Esse ano, as urnas receberão informações de 75.717 candidatos, sendo 2.378 que concorrem ao cargo de prefeito, 2.378 a vice-prefeito e 70.961 disputam uma vaga de vereador.

Para as Eleições Municipais 2016, todas as urnas eletrônicas possuem o módulo de identificação biométrica, porém, a tecnologia está disponível em apenas 249 municípios do Estado, sendo que, em 80 deles a votação será totalmente biométrica, e, em 169 a votação será mista, ou seja, o eleitor que não fez o recadastramento biométrico poderá votar da maneira tradicional.

Calendário Eleitoral

Faltando cinco dias para as eleições, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto.

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão poderá ser exibida até quinta-feira, 29, assim como a propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa. Esse também será o último dia para debate em rádio e televisão. Os candidatos poderão realizar divulgação de propagando eleitoral na imprensa escrita até sexta-feira, 30.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: