Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cartório eleitoral funcionará em sistema de plantão neste final de semana

qua, 20 de março de 2024 08:03

Da Redação

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente

Prazo para tirar ou regularizar o Título de Eleitor termina em 8 de maio

 

Com a proximidade do prazo final para tirar ou regularizar o Título de Eleitor, os cartórios de todo o país estão sendo muito procurados, e em Araguari a situação não é diferente.

 

O fluxo de atendimento aumentou bastante, e de acordo com Fernando Guetti, chefe do Cartório Eleitoral da 16ª Zona de Araguari, cerca de 52,5% dos eleitores de Araguari já fizeram o cadastro biométrico.

 

O cadastro biométrico é gratuito e confere mais segurança ao voto, além de evitar a formação de filas nas seções de votação. Assim como qualquer outra atualização no cadastro eleitoral, a data limite para a coleta biométrica neste ano eleitoral é 8 de maio. Porém o eleitor que não conseguir efetuar o cadastro não será impedido de votar nas eleições de 2024.

 

Vale ressaltar que o eleitor deve se preocupar em regularizar sua situação eleitoral. Com o título irregular, além de não conseguir votar nas eleições municipais deste ano, o cidadão não consegue tirar passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade ou renovar matrícula em instituição de ensino superior, assumir cargo comissionado ou efetivo por aprovação em concurso público, obter empréstimo em instituições públicas com crédito mantido pelo governo, entre outros. O eleitor deve verificar se seu título se encontra cancelado ou suspenso. Várias são as situações para que isso ocorra, como: duplicidade de inscrições, não comparecimento à revisão de eleitorado, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial. Já a suspensão do título ocorre devido a condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório.

 

Guetti destaca que o cadastro da biometria não é obrigatório e orienta que a população procure o cartório

eleitoral nesse momento, somente se estiver com o título em situação irregular. “Lembramos que a eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não terá impedimento de votar nas Eleições municipais de 2024. Estamos vendo em todo o país, inclusive em Araguari, filas de eleitores que acham que a biometria é obrigatória para votar na eleição do corrente ano. Um desgaste desnecessário para um serviço que pode ser efetuado ao longo do ano, sem filas”, explicou.

 

O chefe do cartório também informou que neste final de semana, dias 23 e 24 de março, o cartório eleitoral funcionará das 9h às 17h em sistema de plantão. Os outros plantões que serão realizados ainda neste mês e no mês de abril, ainda não foram definidos e serão informados em breve. O horário regular de funcionamento do Cartório Eleitoral de Araguari, é de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: