Domingo, 21 de Abril de 2024 Fazer o Login

Cartório de Registro Civil de Araguari é um dos primeiros do estado a digitalizar acervo

ter, 21 de janeiro de 2014 00:20
Aparelho utilizado para digitalizar os livros; câmeras fotográficas registram a imagem, posteriormente integrada ao sistema do cartório. Foto: Gazeta do Triângulo

Aparelho utilizado para digitalizar os livros; câmeras fotográficas registram a imagem, posteriormente integrada ao sistema do cartório. Foto: Gazeta do Triângulo

TALITA GONÇALVES – Uma parceria inédita em todo o Brasil irá beneficiar os quase mil e quinhentos cartórios de registro civil existentes em Minas. O Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil) fechou com a empresa Time Solutions o serviço de digitalização de livros e Araguari foi uma das primeiras cidades a receber a equipe.

A Time Solutions começou a percorrer o estado visitando cartórios e esteve no município na última sexta-feira, 17. Os carros da empresa são identificados com a logomarca do Recivil e fazem o trabalho no próprio cartório, sem custo para o oficial. Por isso, o sindicato recomenda aos oficiais que não contratem nenhum serviço semelhante, uma vez que é oferecido pelo sindicato de forma gratuita.

O Cartório de Registro Civil da cidade possui 800 livros. O documento mais antigo data de 18 de setembro de 1877. Para o oficial Roberto Barbosa de Carvalho, a principal vantagem do serviço é a interligação entre os cartórios do estado. “Assim poderemos agilizar os procedimentos,” explicou.

Além do serviço de digitalização, será feita a indexação por tipo do livro, número e folha, a geração de cópias de segurança em mídia digital e a criação de interface para integração das imagens ao sistema do cartório. Em Araguari, o trabalho deve durar cerca de dois meses.

Ainda não há cronograma definido com as datas e respectivos locais a serem atendidos. Os oficiais serão avisados com antecedência para que se programem e o sindicato estima concluir esse procedimento num prazo de 24 meses.

A medida visa atender a Recomendação n° 9/2013 da Corregedoria-Nacional de Justiça e ao Aviso n° 13/2013 da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, sobre manutenção de cópias de segurança do acervo.

1 Comentário

  1. Edimar dos reis peligrini disse:

    Boa noite, olha gostaria de encontrar uma certidão de nascimento da minha mãe, já falecida, ela nasceu em Araguari no ano de 1921,no dia 13 de setembro de 1921, fila de Angelo peligrini e Rosa Chivvato,eles eram imigrantes italianos, pois estou precisando desta certidão de nascimento.vcs atende pela a internet, por favor me mande o formulário para eu preencher, e por favor me fala o valor da certidão de nascimento, e o envio pelo o correios.

Deixe seu comentário: